Mini-Reviews TV TV

The Alienist: Angel of Darkness – Series Finale – 2ª Temporada

The Alienist Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE ALIENIST: ANGEL OF DARKNESS!

Luke Evans, Dakota Fanning e Daniel Brühl estão de volta a mais um caso macabro, onde uma criança foi raptada por um casal de assassinos e, contra todas as odes, os heróis terão de desvendar o seu paradeiro e resgatar a criança do perigo. The Alienist é um produto algo sobrevalorizado da televisão; e isto deve-se ao facto de apostar numa temática (e num estilo) muito banal e vulgar, utilizando os seus bons atores como veículo, mas que não conseguem sustentar um argumento básico.

The Alienist Series Finale

O MELHOR:

O trio protagonista é extremamente aliciante.

Apesar de nem todos terem a mesma dimensão, nesta temporada The Alienist apostou na relação entre Sara e John, trazendo alguma intimidade a uma série outrora fria e sem emoção. A nível técnico, The Alienist é competente, com um trabalho interessante de guarda-roupa e design de produção. Há toda uma sinestesia de negro com tons frios para criar uma atmosfera lúgubre, levando as personagens a questionar os seus próximos passos para resolverem o caso.

Há também um investimento competente em dar dimensão às personagens secundárias (maioritariamente os vilões) e de apostar num contexto social que seria invulgar na sua época. Traços feministas (ainda que pudessem ser menos óbvios) e uma divergência de categorização profissional elevam esta sequela acima da sua temporada antecedente.

The Alienist Series Finale

O PIOR:

O mal de The Alienist é que a sua temática é abordada precisamente de forma muito banal.

Sentimos que estamos perante casos sherlockianos que se encerram sistematicamente e não provocam emoção. Há também toda uma carência de violência psicológica. A série desenrola-se com uma previsibilidade incomodativa, que não a faz destacar-se. Nem mesmo com a ajuda do seu talentoso elenco.

A verdade é que The Alienist foi considerada mini-série mas o exagero praise dos fãs levaram a que a série construísse uma breve génese procedural por temporada quando não tem força, nem garra, para ter continuidade. Ter atores carismáticos não é suficiente para salvar uma história condenada em si mesma por ser igual a muitas outras. Mudar igualmente o cenário para o século XIX também não é propriamente algo que ajude quando a temática assentaria normalmente em qualquer outro contexto.

The Alienist procura marcar forçosamente pela diferença a colocar a personagem de Dakota Fanning em destaque e em modo de rebelião feminina, mas seria bem mais interessante se a série não fosse tão óbvia em fazê-lo e, por outro lado, explorasse as dificuldades de ascender num meio exclusivamente masculino. Esta componente, por muito bem intencionada que seja, acaba por prejudicar o envolvimento do espectador que gostaria de ver uma abordagem mais intensa e interessante deste contexto.

Portanto, The Alienist: Angel of Darkness é apenas uma continuidade banal, sem grandes inovações e que não consegue manter-se justa para os atores que compõem a sua aventura, especialmente Daniel Brühl que foi reduzido a praticamente nada.

The Alienist Series Finale
Angel Of Darkness Ep 203 7/22/19 ph: Kata Vermes AoD_203.22.07.2019_33

Estado da Série: TERMINADA

Leiam a nossa Mini-Review anterior de The Alienist aqui.

0 52 100 1

52%
Average Rating

The Alienist: Angel of Darkness tem algumas melhorias relativamente à temporada anterior, mas continua a ser uma série muito genérica que tira proveito dos seus atores sem lhes dar a dimensão que merecem.

  • 52%

Comments