Cinema Críticas

Crítica: The Tax Collector (2020)

The Tax Collector Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE TAX COLLECTOR!

David Ayer é um cineasta por quem já nutri algum apreço. Desde o intenso End of Watch, passando pela aposta de género criminal com Christian Bale em Harsh Times, até ao fantástico Fury, com Brad Pitt. Ayer tem um gosto por narrativas de gangster e, embora já tenha alcançado algum estatuto, parece estar a decair gravemente desde que tentou apostar em Suicide Squad. The Tax Collector é o seu novo filme, onde Bobby Soto e Shia LaBeouf contracenam juntos e se foca num “cobrador de impostos” para um líder de crime organizado que vê a sua família em risco quando um rival tenta caçá-lo.

The Tax Collector Critica de Cinema

The Tax Collector é um filme completamente desmiolado, sem um fio condutor que se preze e é provavelmente um dos filmes mais “trolhas” que vi até hoje. A essência que Ayer costumava incutir no seu cinema, focando-se na componente dramática e das consequências da vida do crime organizado moderno, deu lugar a algo tão fútil, desinteressante e “afranchisezado” que ainda não consigo processar bem, nem digerir o que acabei de ver. O argumento é tão precário, as personagens tão baças e forçosamente cools que torna The Tax Collector um produto singular de nabice cinematográfica. Eu peço desculpa pela linguagem, mas não consigo arranjar melhor terminologia para o definir.

As opções de violência parecem ser o mote principal do filme e, de alguma forma, apesar de alguma coisinha bem ensaiada aqui e acolá, não dá para entender o objetivo do realizador em nenhum prisma de The Tax Collector. Se há algo que me incomoda imenso no cinema é quando a ação se sobrepõe à narrativa sem um propósito e, The Tax Collector, é precisamente isto. É um filme que revela um desespero enorme de um realizador em querer trazer um franchise novo só para impressionar com as sequências sangrentas, mas que deteriora o propósito da mensagem. Na verdade, The Tax Collector é tão oco que chamar-lhe de filme é quase um elogio. Ayer nem com um Shia LaBeouf em crescimento consegue tirar proveito do ator, reduzindo a sua performance a um “tasqueiro” com uns one-liners manhosos depois de ter estado a saciar-se de chouriça, queijo e cerveja na tasca da Tia Albertina durante a tarde… pena que se esqueceram do palito no canto da boca!

The Tax Collector Critica de Cinema

Quando o cinema é feito sem conteúdo, o resultado é desastroso e um desperdício incrível de tempo. Não vou estar com lições para David Ayer nem aos leitores de como um filme deve ser feito, porque a arte é subjetiva a todos, mas The Tax Collector é provavelmente um dos registos mais desnecessários, básicos, “foleiros” e asquerosos dos últimos anos, onde a visão é meramente fazer filmes por fazer e não há alma nem coração metidos nele.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: The Tax Collector

Título Original: The Tax Collector

Realização: David Ayer

Elenco: Bobby Soto, Shia LaBeouf, George Lopez, Elpidia Carrillo, Lana Parrilla, David Castañeda.

Duração: 96 min.

Trailer | The Tax Collector

Comments