Cinema Críticas

Crítica: The Secret Garden (2020)

The Secret Garden Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE SECRET GARDEN!

A imaginação faz parte de nós. Imaginação essa que usamos muitas vezes para escapar das nossas árduas vidas. Muito do cinema de fantasia de hoje tem tirado proveito deste conceito, fazendo-nos conhecer mundos novos e personagens singulares. O mais recente filme que puxa por este conceito é The Secret Garden; uma produção que bebe duma doçura gigantesca, ainda que se tenha ficado pela banalidade e não elevando o seu coração a um patamar superior. Esta é a história de Mary Lennox, uma jovem órfã, que é levada para a mansão do seu tio aparentemente lunático e que descobre um jardim secreto nas redondezas que se revela mágico.

The Secret Garden Critica de Cinema

The Secret Garden tem uma doçura muito própria. Tanto que o trabalho dos atores mais pequenos é extremamente cativante e suga-nos diretamente para a narrativa, tal como The Golden Compass ou até Bridge of Terabithia. Através dos olhos e da atitude maravilhosa de Dixie Egerickx, vamos embrulhando-no gradualmente no conceito do filme e nos alicia ainda mais a curiosidade. No entanto, o filme parece que entra  em bloqueio criativo e começa a apoiar-se inteiramente na sua doçura, perdendo garra de história com o passar dos minutos. Sente-se que o argumento de Jack Thorne explica meramente um mote e esquece-se de desenvolver. É como estarmos estagnados no primeiro parágrafo de um livro.

Claro que uma parte da mensagem de The Secret Garden é belíssima e os valores da imaginação e da amizade entram em ação, permitindo que o filme se prenda a todo um conceito juvenil que é aprazível a um público generalizado. Mas ser-se doce não é tudo. E, por muito que The Secret Garden nos conquiste pelas personagens principais, todas as secundárias são meramente adornais. E isto faz com que o filme se concentre numa única porção de história e se esqueça de todo o resto. Atores como Colin Firth e Julie Walters são desperdiçados em registos cliché e sem grande evolução, levando The Secret Garden a perder imenso o seu charme.

The Secret Garden Critica de Cinema

Apesar de ter o coração no sítio certo, The Secret Garden é apenas um ligeiro batimento, quando podia ser um coração inteiro. A sua banalidade leva a melhor, tornando-se num produto baço e sem grande criatividade, manipulando a audiência através de uma doçura efémera e que não consegue agarrar ninguém com força suficiente do início ao fim. Com uma produção rica em cenários diversificados, efeitos visuais bastante belos, uma fotografia invejável e uma banda-sonora amistosa de Dario Marianelli, The Secret Garden é uma desilusão que pode fazer-nos esboçar um sorriso mas nada mais do que isso.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Jardim Secreto

Título Original: The Secret Garden

Realização: Marc Munden

Elenco: Dixie Egerickx, Richard Hansell, Tommy Gene Sturridge, Julie Walters, Maeve Dermody, Colin Firth, Amir Wilson.

Duração: 99 min.

Trailer | The Secret Garden

Comments