Cinema Críticas

Crítica: I Used to Go Here (2020)

I Used to Go Here Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE I USED TO GO HERE!

Kate é uma escritora que é convidada para apresentar o seu livro na sua antiga universidade. Assim que chega e descobre que o seu antigo professor (com quem já se envolveu) está casado, Kate decide aproveitar um pouco o seu tempo no campus e conhece alguns alunos que irão mudar a sua vida. Uma comédia ligeira que pode ser perfeita para um domingo preguiçoso, com Gillian Jacobs no papel de protagonista.

I Used to Go Here Critica de Cinema

I Used to Go Here é, tal como mencionado anteriormente, uma comédia ligeira. Não há muito de original, mas também não há muito onde se possa “castigar” o filme. E porquê? Porque embora não possuindo elementos que o façam destacar-se dos demais, I Used to Go Here nunca tenta ser mais do que é. A sua simplicidade e humildade tornam-no num serão bastante agradável, ainda que tenhamos déjà vus constantes de outros filmes enquanto o vamos vendo. Não é um filme que tenha uma comédia corriqueira, nem daquelas que nos faz rir às gargalhadas. Mas faz-nos esboçar um sorriso volta e meia com algumas saídas engraçadas. Esta leveza ajuda a que I Used to Go Here não entre no conceito de comédia “barrasca” como American Pie, aproveitando o seu timing de forma admirável.

Mesmo assim, I Used to Go Here é um filme muito pobre em criar empatia com as personagens, e isto deve-se à frágil conceptualização das personagens secundárias que nenhuma dimensão têm. São meros ornamentos à história da protagonista (e Jacobs é bastante divertida) e isto fragiliza o filme de forma gigantesca. É precisamente por não conseguir polir as personagens que I Used to Go Here surge como algo medíocre, mesmo mantendo uma postura singela e carismática.

I Used to Go Here Critica de Cinema

A realização é simples, sem grandes feitos; a banda-sonora é adequada mas nada surpreendente, e todos os restantes elementos fazem com que este seja uma daquelas comédias que, daqui a um tempo, ninguém se irá lembrar. Não quero dizer com isto que não mereça ser vista, aliás, só pelo facto de ser curtinha, bem intencionada e simples, assenta que nem uma luva num dia como o de hoje. A sua previsibilidade, o seu humor subtil, a abordagem direta e pouco fundamentada é mesmo um aspeto que, dentro do seu mau, até se torna bom de alguma forma. Portanto, se tiverem algo mais interessante para verem, vejam; mas se estão a precisar de um pouco de descanso e um filme de domingo à tarde que vos faça sorrir nem que seja um pouco, então I Used to Go Here é aquilo que precisavam.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: I Used to Go Here

Título Original: I Used to Go Here

Realização: Kris Rey

Elenco: Gillian Jacobs, Jemaine Clement, Hannah Marks, Josh Wiggins, Jorma Taccone.

Duração: 87 min.

Trailer | I Used to Go Here

Comments