Cinema Críticas

Crítica: Most Wanted (2020)

Most Wanted Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE MOST WANTED!

Um jornalista de investigação inicia um trabalho com base numa estranha detenção na Tailândia, de um jovem em quem recai a suspeita de ter sido injustamente incriminado pelas forças policiais canadenses numa transação ilegal de tráfico de droga. Most Wanted é escrito e realizado por Daniel Roby e conta com prestações interessantes e alguns momentos de tensão competentes, ainda que pareça um episódio alargado e ficcional de Presos no Estrangeiro.

Most Wanted Critica de Cinema

É uma produção que sabe o que precisa para entreter, mas nem sempre toma as melhores decisões para levar a cabo a sua narrativa. Most Wanted não era um filme que necessitasse de uma duração tão longa e, de alguma forma, as personagens não nos cativam a 100%, tornando-se uma película um pouco superficial e desinteressante. É claro que agrada às massas devido à sua temática, mas é um registo pouco elaborado em termos de empatia. Josh Hartnett regressa em boa forma (mas aquele bigode honestamente remove-lhe o seu charme), ao passo que Antoine OIivier Pilon rouba as atenções da melhor maneira possível. Este jovem ator acaba por trazer uma aura mais pesada e intensa a Most Wanted, ao contrário do restante elenco.

O maior problema de Most Wanted é precisamente, como referido em cima, uma carência tremenda em criar uma narrativa condensada em si mesma, dispersando a certo ponto e prolongando linhas de história desnecessárias. Não quero dizer com isto que o filme não tenha o seu mérito, longe disso. Most Wanted até acaba por surpreender mesmo com os seus defeitos, conjugando alguns elementos que entretêm durante toda a sua (demasiado ampla) duração. Mas o facto de se prolongar demasiado remove imersão. O espectador sente-se fatigado a certa altura com diferentes opções argumentativas que são redundantes e servem meramente para adicionar mais tempo de antena às personagens secundárias que, na maioria das vezes, são desnecessárias.

Most Wanted Critica de Cinema

Há também uma dificuldade inicial em “arrancar” com o filme. Está construído de forma pouco estrutural e organizada o que tem tanto de mau como de bom. Por um lado, a câmara de Roby procura realçar a adrenalina da sua temática, conseguindo provocar alguma instabilidade propositada, mas por outro o uso e abuso desta técnica contribui para que a história se arraste sem necessidade. Portanto, Most Wanted não é um filme muito equilibrado em termos de simbiose entre história e ação.

Claro que as performances são cativantes e a direção de fotografia acaba por trabalhar o aspeto de thriller de forma competente, elevando o filme a um patamar algo superior, mas peca em muitos outros aspetos, tornando-o vulgar, superficial e pouco emotivo.

Most Wanted Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Mais Procurado

Título Original: Most Wanted/ Target Number One

Realização: Daniel Roby

Elenco: Josh Hartnett, Amanda Crew, Jim Gaffigan, Stephen McHattie, J.C. MacKenzie, Antoine Olivier Pilon, Don McKellar, Mark Camacho.

Duração: 135 min.

Trailer | Most Wanted

Comments