Cinema Críticas

Crítica: The Rental (2020)

The Rental Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE RENTAL!

A estreia de Dave Franco na realização poderá agradar a muitos fãs de filmes slasher. A mim, não foi o caso. The Rental é um filme banal, sem grande substância que, mesmo que tenha alguns momentos interessantes a nível de filmagem, não consegue conquistar a nenhum ponto do seu desenvolvimento. Dois casais decidem alugar uma casa para festejarem um fim-de-semana importante e de sucesso profissional. Após descobrirem uma câmara escondida no chuveiro, descobrem que estão a ser vigiados por um misterioso assassino.

The Rental Critica de Cinema

The Rental tem o seu começo lento. Tão lento que tudo o que vemos é extremamente cliché. Não há vida nas personagens, muito menos algo de diferente nelas. É também um produto que visa um único objetivo: criar um novo franchise. E isto é de fácil entendimento, já que o espectador não tem qualquer tipo de resposta do porquê de estar a acontecer o que acontece. De facto, The Rental foi tão idolatrado pela crítica que até se torna ligeiramente insultuoso. Ter umas imagens bonitas não faz o filme. Infelizmente, é o caso de The Rental, onde Franco tenta impressionar com alguns planos belos e com uma atmosfera de tensão (quase nula) que pode agradar a alguns.

Mas nenhum dos atores do filme (e aqui é que há um certo mérito) consegue dar uma camada dramática intensa às sequências, seja a esposa de Franco Alison Brie, ou Dan Stevens, ou Jeremy Allen White de Shameless. Nenhum dos atores, tenham eles já um vasto reportório, ou até estreante, consegue elevar The Rental do nível de mediocridade que tem. É que nada joga a seu favor, muito menos uma narrativa básica de slasher que pretender dar início a um novo frustrante franchise que não tem uma ponta de carisma como os dos anos 80 ou 90. Se fizermos uma análise a fundo de The Rental, espremido, o filme não tem muito que se lhe diga.

The Rental Critica de Cinema

Aliás, por muito “criativa” que possa ser a decisão de ocultar o assassino, nem de revelar as suas origens, é frustrante para o espectador estar a acompanhar uma película sem desfecho. Não há uma justificação; não há envolvimento, nem aquele “temer” natural pelas personagens. Elas não nos conquistam e não transmitem nenhuma emoção. São personagens com os dilemas normais, desprovidas de camadas dramáticas, ou dimensão. São unilaterais e não conseguem sair dos clichés impostos pelo argumento.

Portanto, The Rental é um slasher desnecessário e que pretende ter um estatuto que não merece. Valeu a pena o esforço Dave Franco, mas podes dedicar-te a outras coisas.

The Rental Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Aluguer

Título Original: The Rental

Realização: Dave Franco

Elenco: Dan Stevens, Jeremy Allen White, Alison Brie, Sheila Vand.

Duração: 88 min.

Trailer | The Rental

Comments