Cinema Críticas

Crítica: Guest Artist (2019)

Guest Artist Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE GUEST ARTIST!

Vivemos numa era difícil para a cultura. Muitos são os desempregados, os mal pagos, ou os não remunerados. Vivemos também numa fase crucial para a projeção de novos talentos e para a consagração dos artistas veteranos. Guest Artist é um filme que resume tudo isto, já que acompanha Joseph Harris, um diretor artístico de teatro que está a passar uma delicada etapa na sua vida, e o sonhador Kenneth Waters, que persegue o protagonista procurando a fórmula de sucesso que procura alcançar na sua carreira.

Guest Artist Critica de Cinema

Guest Artist é escrito e protagonizado por Jeff Daniels, que conhecemos bem do mundo do cinema. É um filme que fala sobre muito em poucas palavras, mas que, como produto de entretenimento não consegue surpreender. O argumento de Guest Artist é simples, acutilante e vai direto ao assunto. O facto de não abranger muitas personagens acaba por surtir um efeito interessante, já que não temos de estar a relembrarmos de muito à medida que vemos o filme. No entanto, apesar de uma simplicidade bonita, Guest Artist não consegue encantar nem criar um sentimento de empatia.

Por muitos momentos engraçados que o filme proporcione ao espectador, a sua fraca índole empática leva-nos a não querer continuar. As personagens não têm o seu papel bem definido na narrativa, por muito que Daniels e o estreante Thomas Macias entreguem prestações bastante ternurentas. A dicotomia entre o final de carreira e o início é bastante cativante, mas Guest Artist é demasiado leve e demasiado superficial em enquadrar as personagens do seu meio. Sentimos que vemos indivíduos a falar de algo abstrato quando não conhecemos o seu histórico e o seu enquadramento no mesmo.

Guest Artist Critica de Cinema

A pretensão de ser adorável é extremamente vulgar e surte o efeito contrário. Guest Artist tinha a obrigação de nos entregar um background envolvente de ambos os protagonistas e de nos fazer relacionar com os mesmos. É pena que, de alguma forma, Guest Artist tinha a melhor das intenções, mas não soube executá-las da melhor forma. A realização de Timothy Busfield é, também ela, muito leve e pouco inovadora, fazendo com que os diálogos profundos percam alguma da sua força, mesmo que os atores se esforcem.

No entanto, há sempre margem para melhorar e a abordagem destas questões importantes sobre a ascensão e decadência das mentes criativas é sem dúvida um começo para futuros desenvolvimentos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Guest Artist

Título Original: Guest Artist

Realização: Timothy Busfield

Elenco: Jeff Daniels, Thomas Macias, Richard McWilliams, Erika Slezak.

Duração: 75 min.

Trailer | Guest Artist

Comments