Cinema Críticas

Crítica: Showbiz Kids (2020)

Showbiz Kids Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE SHOWBIZ KIDS!

Todos pensamos que é fácil entrar na indústria do entretenimento. Especialmente se tivermos uma “carinha laroca” enquanto crianças. No entanto, isto não é assim tão fácil e pode trazer consequências gravíssimas no crescimento destas tão cobiçadas celebridades infantis. Ninguém consegue desapegar Macaulay Culkin de Home Alone, ou Daniel Radcliffe de Harry Potter, o que seria de nós sem Mara Wilson em Matilda ou Henry Thomas em E.T.? Agora que estão na ribalta as séries de televisão, teria Stranger Things o mesmo impacto sem os seus adoráveis atores? Não. Não teria. Hollywood é uma indústria onde as crianças movem milhões de dólares à custa da sua tenra idade, cara doce e personalidade descontraída e espontânea.

Showbiz Kids Critica de Cinema

As artes visuais dependem destas características das crianças para apelarem a um publico mais vasto e Showbiz Kids é o filme que desmascara este próprio negócio dentro de uma máquina que é responsável por milhões e milhões de dólares. Ser-se criança é não ter a perceção de tudo o que lhes rodeia; ser criança é ser-se ingénuo perante as intenções dos adultos; ser-se criança é ser-se livre enquanto se pode, porque a vida irá certamente encarregar-se de remover essa liberdade a seu tempo; ser-se criança é ir à escola, fazer palhaçadas, sujar a roupa, jogar às caçadas… mas e quando a criança começa a trabalhar e se torna o sustento de uma família?

Há uma pré-conceção de que quem se torna ator na grande máquina de Hollywood tem a vida facilitada. Mas a verdade é que, de fácil, nada tem. Estes atores iniciam o seu ciclo com um apoio incondicional dos seus pais (ou na maior parte dos casos) e até podem viver num mundo onde tudo parece bonito e suscetível de projeção de carreira profissional, mas quantos casos de abusos ou de má gestão da fama eles sofrem? Not so long ago, o ator de Game of Thrones Jack Gleeson precisou de se afastar da carreira de ator após o brilhante papel como Joffrey Baratheon, devido a problemas criados com o público não conseguir discernir que o papel de um ator é um papel e não a sua vida real. Macaulay Culkin foi crescendo com problemas relacionados com drogas e, agora, é raro mostrar o ar da sua graça. E estes são apenas alguns casos que Showbiz Kids não mostra.

Showbiz Kids Critica de Cinema

Showbiz Kids aproveita histórias de atores veteranos ou em constante crescimento que falam sobre a sua experiência enquanto atores juvenis e de todas as consequências (positivas ou negativas) que surgiram mal atingiram a fama. Wil Wheaton, Evan Rachel Wood, Jada Pinkett Smith, Cameron Boyce, Mara Wilson, entre outros, falam sobre os seus casos particulares e na forma como o abuso sexual de menores começou a ser desmascarado em Hollywood. É um documentário simples, que recorre ao estilo de Disclosure, apresentando entrevistas que vão “diretas ao assunto” e imagens ilustrativas que não permite que o filme divague. Apesar de sentir a necessidade de incluir mais testemunhos, Showbiz Kids exprime o seu mote e a sua intenção de forma direta e sem floreados, o que o torna extremamente cativante.

Pode não ser o melhor documentário do ano, mas é competente em elucidar-nos sobre os benefícios e malefícios de retirar a infância e a inocência demasiado cedo dos nossos filhos e começar a colocá-los a trabalhar desde tenra idade. Mesmo que possamos pensar que é “por um futuro melhor para eles”, é difícil negar que estamos a acelerar uma parte da vida deles que necessita de tempo para amadurecer. Ninguém com uma idade tão jovem consegue ter uma perceção completa do que é ter um trabalho, muito menos de saber que não se deve confiar em ninguém que nos lidera nesse mesmo local de trabalho. A verdade é que Showbiz Kids ilustra precisamente essas consequências e deixa-nos a refletir bastante e, por isso mesmo, Showbiz Kids é um documentário extremamente recomendável.

Showbiz Kids Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Showbiz Kids

Título Original: Showbiz Kids

Realização: Alex Winter

Duração: 95 min.

Trailer | Showbiz Kids

Comments