Mini-Reviews TV TV

Snowpiercer – Season Finale – 1ª Temporada

CONTÉM SPOILERS DE SNOWPIERCER!

Snowpiercer é um drama pós-apocalíptico que segue a história de um grupo de pessoas a bordo de um comboio, em movimento prepétuo, com 1001 carruagem que tentam escapar a uma Idade do Gelo no exterior.

Após uma série de homicidios, Melanie Cavill (Jennifer Connelly), a responsavel do comboio, resolve recorrer a Andre Layton (Daveed Diggs), um antigo investigador de homicídios. O problema é Layton é um dos membros da Cauda – sobreviventes que embarcaram no comboio sem bilhete e são tratados de forma desumana – e está decidido a usar o tempo de investigação para planear uma revolução. Existem muitos segredos no Snowpiercer, mas o maior de todos ainda está por descobrir.

O MELHOR

O filme de 2013 deixou-nos espreitar para este extraordinário comboio e deu-nos uma breve ideia de como funcionava a sua sociedade. Apesar de a ideia base se manter a mesma, a história é completamente diferente. Ao ver a série, somos confrontados com a dura realidade do que a nossa sociedade se torna quando enfrenta situações de vida ou de morte.

Temos a primeira classe que vive de luxos e dos sacrificios das outras classes, completamente insensível à forma como os outros passageiros vivem. A segunda classe que, apesar de não ter sido tão bem explorada, representa os prestadores de serviços como professores, médicos, polícias (chamados os Brakeman), etc. Depois existe a terceira classe, os trabalhadores que são compostos por funcionários das limpezas, empregados de mesa, entre outros, e que não estão satisfeitos com a forma como fazem todo o trabalho duro e não tem qualquer tipo de regalia. Por fim, temos a Cauda, que é considerada peso morto, que fazem trabalho praticamente escravo e recebem umas barras gelatinosas com apenas as calorias necessárias para sobreviver e que sofrem castigos brutais em caso de desobediência.

A forma visivelmente perfeita como está dividido o Snowpiercer, bem como este funciona, é um reflexo satírico e extremo de como funciona a nossa sociedade e que nos leva a refletir quais seriam as nossas acções se fossemos confrontos com a dura realidade que seria o fim do mundo tal como o conhecemos.

Jennifer Connelly dá-nos uma performance fantástica como Melanie Cavill, a verdadeira construtora de Snowpiercer, que se esconde através da imagem de Wilford (voz de Sean Bean), um bilionário excêntrico, e que, ao contrário de Melanie, estava mais interessado no dinheiro do que na sobrevivência da raça humana. Melanie é confrontada com escolhas impossíveis e cada vez mais difíceis, enquanto luta para proteger o seu segredo, manter o comboio a funcionar e aceitar finalmente a morte da filha. Connelly consegue transmitir as emoções da sua personagem, a luta interna, através de apenas um olhar, mas um tom de voz bastante calmo e é o que torna esta mulher tão cativante.

Também Diggs surpreende no papel de Layton, um decidido e revolucionário membro da Cauda, que facilmente nos conquista pela sua inteligência e ideais. Layton é das primeiras pessoas a descobrir o segredo de Melanie e é castigado por isso. No entanto, ao ser salvo, arregaça as mangas e organiza a revolução que muda para sempre Snowpiercer. Além te tudo isto, Layton ainda luta para esquecer o seu passado, aproveitar o presente e lutar pelo futuro. Os olhos são a janela da alma, sendo isso mesmo que ele transmite, e, ao contrário de Melanie, a sua voz forte marca presença.

Uma das surpresas mais agradáveis foi Annalise Basso no papel de LJ, uma jovem sociopata, que é a responsável pelos homicídios que Layton investiga. Bastante inteligente, LJ descobre o segredo de Melanie e usa isso a seu favor. Apesar de não ter um lado definido, LJ ajuda na revolução, mas mantém-se junto dos pais na primeira classe e observa tudo como alguém imparcial, tentanto manipular as pessoas que a rodeiam a seu favor.

O PIOR

Apesar de ter conseguido manter o interesse e um ritmo constante, Snowpiercer peca pelo facto de tentar juntar uma série de histórias diferente em apenas dez episódios e por não entrar em pormenores sobre o passado de algumas personagens bastante interessantes, deixando-as descartadas em segundo plano apesar de terem um papel fundamental para o enredo apresentado. O holofote esteve praticamente sempre sobre Melanie e Layton e, com a introdução de novas personagens no season finale, parece bastante provável que estas personagem sejam ainda mais empurradas para o fundo.

No entanto, Snowpiercer é uma série bem conseguida, com um ritmo interessante e uma história cativante que nos deixou um bichinho de quero mais.

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 83 100 1

83%
Average Rating
  • 83%

Comments