Cinema Críticas

Crítica: First Cow (2019)

First Cow Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE FIRST COW!

Kelly Reichardt é uma cineasta que tem um estilo muito próprio. É uma realizadora que prima pelo fator contemplativo das suas histórias, deixando a imagem falar por si. First Cow continua a manter o seu legado, explorando a amizade de um cozinheiro e um imigrante chinês que partilham do mesmo sonho de enriquecer. Ao encontrarem uma amiga nova de quatro patas, cujo leite prova ser uma mina de ouro, ambos procuram tirar o melhor proveito da situação.

First Cow Critica de Cinema

À partida, First Cow parece ter uma premissa estranha e desinteressante. No entanto, Reichardt vai transformando a sua história, deixando as personagens tomar as rédeas e força o espectador a ter de se contextualizar por si mesmo na narrativa. Não é um filme para todos, de facto, já que não há muita ação que crie impacto nos espectadores, e os diálogos são extremamente básicos e simples. Mas percebemos a intenção da realizadora, que trabalha as interações entre as personagens com emoção, rompendo com os clichés. Há espaço para tudo um pouco, desde humor, drama, ternura, receio. First Cow pode ser um filme bizarro mas reúne as condições necessárias para, no mínimo, nos aguçar a curiosidade e de nos fazer relacionar com as personagens de uma forma gradual.

Claro que é maçudo por vezes e começa a ganhar mais vida numa fase mais tardia, mas há algo que me faz ter um enorme respeito pela mensagem de First Cow. É uma sátira capitalista, de certa forma. Mas é também um filme amoroso sobre sonhos e luta pelos objetivos; algo que me toca especialmente. Mesmo sendo extremamente lento, sem grandes momentos de entusiasmo, esta monotonia faz parte desta perseguição pelo sonho. Foi aqui que o meu ponto de viragem em relação a First Cow começou a surgir.

First Cow Critica de Cinema

É impossível não me identificar com a história do progresso, da monotonia de esperar pelo momento certo de conseguir lutar pelo meu sonho, de estimar quando chega essa oportunidade e de tentar tirar o melhor proveito do mesmo quando assim acontece. John Magaro é um protagonista muito doce e a sua química com Orion Lee é fantástica e simbiótica; já para não falar da adorável Evie, que é a estrela verdadeira do filme.

Portanto, First Cow é um filme que vai custar a digerir para alguns, mas que tem as intenções bem definidas e o ritmo certo para nos fazer pensar e aproveitar especialmente quando o filme floresce verdadeiramente, ainda que demore o seu tempo.

First Cow Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Primeira Vaca

Título Original: First Cow

Realização: Kelly Reichardt

Elenco: John Magaro, Orion Lee, Rene Auberjonois, Ewen Bremner, Toby Jones, Gary Farmer, Alia Shawkat.

Duração: 121 min.

Trailer | First Cow

Comments