Cinema Críticas

Crítica: The Beach House (2019)

The Beach House Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE BEACH HOUSE!

Ora, The Beach House é um filme extremamente ambíguo de análise. Tem tanto de bom como de mau em doses equilibradas que, ainda que considere os pontos maus pejorativos a longo prazo, parte de mim não deixa de reconhecer o talento do estreante Jeffrey A. Brown. A história acompanha um casal de jovens que, num retiro na praia, vê-se envolvido numa luta pela sobrevivência quando uma infeção mortal começa a espalhar-se pelo local. A ideia é esta, de forma simples e sem grandes floreados.

The Beach House Critica de Cinema

E a verdade é que o horror de The Beach House surte efeito, num misto de Invasion of the Body Snatchers, ou até mesmo algumas nuances a The Fly ou The Thing. A parte de provocar o nojo no espectador é conseguida habilmente, onde o realizador retira as prestações mais interessantes dos seus atores, especialmente Liana Liberato e Noah Le Gros. Sem a sua performance, as cenas não tinham tanto impacto. Para além disto, The Beach House não é propriamente um terror convencional, já que abre com um lento build-up da história e praticamente só no último ato é que nos vemos envolvidos em algo que surgiu de forma demasiado súbita (um dos aspetos pejorativos).

A verdade é que The Beach House tem aspetos bastante bons e Jeffrey A. Brown não cria linearidade na película, fazendo com que se destaque dos filmes habituais de terror. Mas há certos aspetos que se tornam confusos, na medida em que o argumento do realizador não é explicativo das situações e deixa-nos algo à nora com o que estamos a ver. Mesmo sendo apologista de que os cineastas podem (e devem) causar ambiguidade ao espectador, permitindo que este retire conclusões através da sua imaginação, The Beach House não consegue surtir esse efeito. E porquê? Porque The Beach House é um filme concreto e com uma premissa palpável e a ausência de elementos abstratos faz com que o filme não consiga suportar a falta de respostas ou de explicações.

The Beach House Critica de Cinema

É pena porque, no seu geral, The Beach House até consegue surpreender pela positiva e os atores são competentes e a atmosfera é desconcertante e repleta de tensão, mas, a verdade é que precisamos de saber o que estamos a ver, ou a nossa experiência torna-se menos boa e previsível. Ainda assim há que destacar esta estrutura atípica que este estreante incutiu no filme e do impacto visual e performativo que The Beach House consegue fazer com uma competência bastante elevada. Portanto, ainda que não seja uma obra-prima, The Beach House é um filme de horror interessante e que irá satisfazer a curiosidade do público, ainda que a deixe sem uma resposta plausível.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Casa da Praia

Título Original: The Beach House

Realização: Jeffrey A. Brown

Elenco: Liana Liberato, Noah Le Gros, Jake Weber, Maryann Nagel.

Duração: 87 min.

Trailer | The Beach House

Comments