Cinema Críticas

Crítica: Inmate #1: The Rise of Danny Trejo (2019)

Inmate Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE INMATE #1: THE RISE OF DANNY TREJO!

Todos o conhecem como o icónico Machete; outros relembram os seus tempos iniciais no cinema ao lado de Robert De Niro e Al Pacino em Heat; enquanto outros ficaram boquiabertos com a sua cabeça a andar em cima de uma tartaruga em Breaking Bad. Senhoras e senhores, Danny Trejo! Este é aquele ator que já fez mais de 300 aparições em cinema e em televisão e, tal como eu, muitos de vocês ainda estremecem com a sua postura autoritária, rosto sisudo e “ar de mauzão”. Mas Danny Trejo é um doce, que levou uma vida extremamente árdua e que conseguiu reerguer-se como uma fénix e ir ao encontro de uma nova oportunidade para ser feliz.

Inmate Critica de Cinema

Inmate #1: The Rise of Danny Trejo é um documentário inspiracional. Uma vida repleta de crime, drogas e umas idas à prisão, tornou Danny Trejo num vulto a temer e, ao mesmo tempo, um ícone de respeito e admiração, cuja jornada ardilosa, fez com que servisse de inspiração a muitos que se encontram, atualmente, nesse cenário. A verdade é que o filme não se foca apenas num aspeto, mas deixa-nos saborear esta vida tão cheia de riqueza e sabedoria.

Apesar de ser um ator que está enraizado num estilo muito próprio dentro do ramo (e de ser aproveitado pelos cineastas para papéis de menor relevo ou absolutamente estereotipados), Danny Trejo teve a oportunidade de reverter tudo isto quando o seu primo afastado (!) Robert Rodriguez lhe entregou um papel que viria a revolucionar (e a quebrar) todos estes clichés: Machete! Tal como as etnias têm um herói em quem se rever, já a comunidade latina não tinha um herói tão formulaico que servisse de inspiração. Mas ele chega sob a forma que ninguém esperava: um herói com ar de “poucos amigos”, que é um engatatão de primeira e uma estrela de ação de poucas palavras e muito sangue.

Inmate Critica de Cinema

O milagre da arte passa por isto mesmo e, mais do que meramente um documentário de redenção, Inmate #1: The Rise of Danny Trejo eleva a astral daqueles que estão céticos de que Hollywood é um meio que está estagnado em oferecer oportunidades. Muito menos aos que levaram a vida que Trejo levou! Mas enganem-se. A arte é também um espelho de que as nossas histórias de vida merecem ser contadas na primeira pessoa e, acima de tudo, a arte não liga ao passado, nem às dificuldades, nem aos maus caminhos que possamos ter seguido nele. A arte é um mundo onde tudo é possível e nenhuma história fica de parte.

Portanto, se estão indecisos com o que ver nos próximos dias, mergulhem em Inmate #1: The Rise of Danny Trejo e descubram onde podem ainda lutar pelos vossos sonhos e pelos vossos objetivos sem estarem preocupados com o vosso passado problemático.

Inmate Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Recluso #1: A Ascensão de Danny Trejo

Título Original: Inmate #1: The Rise of Danny Trejo

Realização: Brett Harvey

Duração: 108 min.

Trailer | Inmate #1: The Rise of Danny Trejo

Comments