Cinema Críticas

Crítica: The Outpost (2020)

the outpost

No que diz respeito a filmes de guerra, é um pouco “hit or miss”; é necessário saber fazer um filme que nos coloque lado a lado à personagem durante as suas batalhas, tanto externas como internas; que se mantenha realista e que não romantize o horror que é uma guerra.

The Outpost é a história verídica de um posto de soldados no Afeganistão, num sítio que se assemelha um inferno, e o que corre mal. É a história de camaradagem e coragem.

Esta obra, apesar de longa, é cativante e deixa-nos a roer as unhas de tensão. Tem muito diálogo “leviano”, do dia-a-dia dos soldados e das suas piadas internas, e deixa-nos conhecer as personagens apenas um pouco, o que poderia ter sido mais aprofundado. Para além disso, como todas as personagens têm a mesma farda de soldado, torna-se difícil de distinguir quem é quem e, desse modo, dificulta a criação de uma ligação emocional mais profunda.

the outpost

Durante o filme não se ouve a música cliché sentimental que muitos filmes de guerra teimam em ter, apenas raros momentos em que os próprios soldados tocam guitarra; The Outpost compreende, nesse sentido, que os actos heróicos não são bonitos como nos filmes, não têm banda sonora a acompanhar, são sim ensurdecedores com sons que esperamos nunca ter que ouvir.

The Outpost mostra a sua história através de planos muito interessantes, com vários ângulos inovadores e uso de legendas para apresentação das personagens. Quanto aos soldados em si, os actores fizeram um bom trabalho em captar as personalidades destes homens que existiram na vida real, o que de si só é uma tarefa um pouco avassaladora.

 

the outpost

O que mais me impressiona em The Outpost é a transmissão bem sucedida do sentimento de desespero de estar naquele sítio que parece não ter fim, que engole os soldados e os deixa à mercê do que o destino tinha reservado para eles. O filme capta muito bem o ambiente de terror que aqueles homens enfrentaram, principalmente na cena em que todos fazem as chamadas para casa; apercebemos-nos da humanidade daqueles jovens, que muitas vezes são tratados como carne para canhão, e questionamos-nos se os sacrifícios valerão a pena.

The Outpost pode não ser um American Sniper, mas é uma fiel imagem de uma situação que realmente aconteceu, e de tantas outras que não são contadas.

 

Título: The Outpost

Realização: Rod Lurie

Elenco:  Orlando BloomScott EastwoodCaleb Landry Jones

Duração: 123 minutos

 

Trailer – The Outpost

Comments