Mini-Reviews TV TV

Outcry – Series Finale – 1ª Temporada

Outcry Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE OUTCRY!

Quando se fala de séries de crime, as mais difíceis de digerir são aquelas que envolvem crianças. Mas, por muito dolorosas que sejam, nem sempre conseguimos manter-nos imparciais na nossa perceção dos casos. Outcry acompanha o estranho e controverso caso de Greg Kelley, um jogador de futebol americano, que se vê envolvido num escândalo, do qual é acusado de pedofilia por duas crianças de quatro anos de idade. É daquelas coisas que nos atingem como um raio e ficamos petrificados mal começamos a ouvir os relatos de ambas as crianças, que parecem muito convictas do que lhes aconteceu. Ao longo dos 5 episódios, o caso é desmontado e revela as fragilidades de testemunhos pouco coerentes, especialmente por crianças que não têm ainda um filtro para discernir os comportamentos dos adultos.

Outcry Series Finale

O MELHOR:

Outcry é um ato de coragem e de uma simplicidade contagiante.

Realizada por Pat Kondelis (que já havia surpreendido em The Scheme), Outcry não é apenas um registo leve de uma temática problemática. Pelo contrário! A mini-série vai a fundo em inúmeras questões e tenta sempre manter-se imparcial e com testemunhos sempre interessantes e que nos deixam extremamente indignados e/ou céticos, “brincando” com o nosso julgamento impulsivo e desmistificando gradualmente os problemas relacionados com o caso.

Outcry é um documentário contado de forma simples, mas tem o objetivo em mente de terminar com controvérsias e de ir a fundo à essência do seu objeto de estudo. Este é o seu maior trunfo, já que mergulhamos na vida de Greg Kelley e de todas as circunstâncias difíceis que o colocaram atrás das grades durante três anos. Qualquer que seja a nossa posição inicial, ela vai mudando ao longo dos episódios, deixando-nos satisfeitos por não ficarem pontas soltas do caso.

Outcry Series Finale

O PIOR:

Mesmo sendo extremamente competente, Outcry acaba por se prolongar demasiado e abordar questões que vão um pouco mais além do seu objetivo principal.

Isto pode ser bom por um lado, mas os episódios longos e a tentativa de “derrubar o sistema” começa a ser algo já cliché e a estrutura não é diferente de todos os outros. No entanto, o facto deste caso em particular ser extremamente controverso, faz com que Outcry consiga ascender onde precisa sem grande esforço.

Mas claro, os episódios severamente carregados de informações difíceis de digerir fazem com que o documentário se torne aborrecido por momentos. Mas não é, de todo, mau ou descartável. Se tivesse adotado uma estrutura mais simples como o Killer Inside: The Mind of Aaron Hernandez, talvez Outcry ressoasse mais do que, no fundo, irá ressoar por todo o mundo.

Outcry Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 75 100 1
75%
Average Rating

Outcry é um registo documental extremamente competente, ainda que se torne aborrecido a longo prazo por procurar justificar o mítico derrube do sistema, quando podia focar-se mais no seu objeto de estudo.

  • 75%

Comments