Cinema Críticas

Crítica: House of Hummingbird (2018)

House of hummingbird

House of Hummingbird (Beol-sae) é um drama coreano que nos transporta até Seoul, no ano de 1994. Seguimos atentamente o dia-a-dia caótico de uma rapariga de 14 anos, Eun-Hee (Ji-hu Park), bem como da sua família e dos seus amigos.

Eun-Hee cresce numa família extremamente exigente e demovida de grandes demonstrações de afecto, o que não é uma realidade muito diferente da maior parte das famílias da Coreia do Norte. É-lhe interiorizado, pelos familiares e professores, todos os dias, que a vida é estudar, trabalhar, sofrer em silêncio. Eun-Hee sofre abusos físicos e psicológicos, e poucas são as pessoas que a compreendem.

 

House of Hummingbird

House of Hummingbird é, sinceramente, uma desilusão. Tem uma premissa incrível, uma cinematografia lindíssima por Guk-hyun Kang (o seu ponto mais forte sem dúvida), e inicia-se de uma forma que nos deixa intrigados. No entanto, e muito infelizmente, House of Hummingbird perde completamente o rumo e torna-se uma mescla de tragédias após tragédias, que nos aparecem do nada, e que em nada fazem progredir as personagens e a história.

Embora os actores se tenham esmerado em House of Hummingbird, o diálogo é excessivamente dramático (sim, mesmo para um drama coreano!), e o casting para as personagens Eun-Hee e Jiwan foi errado, pois não se parecem absolutamente nada miúdos de 14 anos,  que acaba por ser uma distração.

Por outro lado, os estilos de roupa, os cenários, as cores desgastadas e leves da cidade elevam o filme e tornam-no apelativo e muito bonito.

 

House of hummingbird

 

House of Hummingbird oferece alguns momentos bonitos, diria até ao nível de Parasite (novamente sublinho a cinematografia de mestre); é pena que não se cinja a um rumo específico e mais simples, ao invés de tentar ser uma grande sobrecarga de emoções e tragédias para puxar os cordões ao sentimento.

 

 

Título: House of Hummingbird

Título Original: Beol-sae

Realização: Bora Kim

Elenco:  Ji-hu ParkSae-byeok KimSeung-Yun Lee

Duração: 138 min.

 

Trailer – House of Hummingbird

 

Comments