Cinema Críticas

Crítica: The Game Changers (2018)

The Game Changers Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE GAME CHANGERS!

James Wilks é um lutador profissional do UFC. Após lesões graves nos dois joelhos, o lutador começa a explorar a área da nutrição e descobre resultados extremamente vantajosos de uma alimentação rica em proteína vegetal e desvenda o problemático consumo de carne que a população em geral utiliza para ganhar peso e massa muscular. The Game Changers acompanha alguns dos mais famosos atletas de algumas modalidades, para além de celebridades do cinema que, também elas, defendem esta dieta vegetariana.

The Game Changers Critica de Cinema

The Game Changers é aquele documentário essencial. Um que nos faz reconsiderar os nossos hábitos alimentares e de todas as falácias que nos foram contando acerca da proteína que consumimos com base na carne e nos laticínios. A verdade é que o detalhe e a capacidade argumentativa do documentário é fascinante e por demais consistente e credível. Aqui vemos atletas mundiais de renome, para além de uma Hollywood que atrai (e exige) personalidades com corpos esculturais e com um físico invejável para o cinema.

Ao acompanharmos James Wilks, vamos percebendo que este começou por ser ingénuo e alheio a este tipo de alimentação que é tantas vezes ostracizado pela sociedade. De facto, sabermos que alguém é vegan ou vegetariano é quase como um tabu do século XXI, e um que, por esta altura, deveria perder essa conotação pejorativa e ser abraçado por todos porque, ao contrário do que muitos pensam, o ser humano do Paleolítico não caçava tanto quanto se pensava inicialmente. The Game Changers reúne um conjunto de peritos em nutrição e de anatomia humana e desvenda gradualmente (e com estatísticas magníficas) o impacto que a comida tem no nosso desempenho diário (para os que praticam desporto) e para uma dieta saudável (para quem simplesmente gosta de comer e/ ou padece de doenças coronárias, etc). Todos estes peritos contribuem para uma análise assustadoramente eficaz e elucidativa para que haja um aviso e um despertar de mente para que nós, enquanto seres humanos, invistamos numa alimentação mais cuidada e focada na proteína vegetal.

The Game Changers Critica de Cinema
Patrik Baboumian appears in The Game Changers by Louie Psihoyos, an official selection of the Documentary Premieres program at the 2018 Sundance Film Festival. Courtesy of Sundance Institute | photo by The Game Changers. All photos are copyrighted and may be used by press only for the purpose of news or editorial coverage of Sundance Institute programs. Photos must be accompanied by a credit to the photographer and/or ‘Courtesy of Sundance Institute.’ Unauthorized use, alteration, reproduction or sale of logos and/or photos is strictly prohibited.

Como vegetariano recente, The Game Changers é um daqueles documentários que revela precisamente as vantagens mais notórias de adotar este estilo de vida. E, para além disto, Louie Psihoyos (um realizador que anda já na minha mira há algum tempo) eleva ainda a fasquia ao focar-se igualmente na problemática do marketing, onde os hambúrgueres “suculentos” do MacDonalds ou do Burger King são apenas “para homens”. Esta masculinidade tóxica é perigosa numa sociedade que é cada vez mais influenciável pela falta de informação ou pela manipulação dos factos que, em vez de se preocupar com a saúde, está mais preocupada com as vendas.

The Game Changers é aquele filme que quebra todas as noções que tínhamos da falsa necessidade de adotarmos uma dieta maioritariamente carnívora ou piscívora, e revela com precisão aquilo que nunca antes foi desvendado. Basta verem, caros machos latinos de todo o mundo, o resultado de uma refeição vegetariana e o impacto que ela tem na virilidade masculina.

E para encerrar esta crítica, reforço a necessidade da visualização de The Game Changers e na consciencialização de que adotarmos este estilo de vida pode ser mais gratificante e recompensador do que continuarmos a permanecer na ignorância.

The Game Changers Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: The Game Changers

Título Original: The Game Changers

Realização: Louie Psihoyos

Duração: 85 min.

Trailer | The Game Changers

Comments