Cinema Críticas

Crítica: Athlete A (2020)

Athlete A Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE ATHLETE A!

A Netflix tem apostado imenso no ramo documental e há que tecer elogios na forma como reinventa e traz estas histórias tão trágicas e, no entanto, tão poderosas. O mais recente caso é Athlete A, que se foca numa rede de conspiração em torno da supressão de abuso sexual de menores dentro do ramo da ginástica artística na Federação Americana. Atletas que foram recrutadas para representar o país nos Jogos Olímpicos chegam-se à frente das câmaras para denunciar os abusos de que foram vítimas durante anos, não só pela Federação, mas pelo médico que supostamente deveria cuidar delas, de nome Larry Nassar.

Athlete A Critica de Cinema

Athlete A é uma história extraordinária de coragem. Uma onde as vítimas ganham a oportunidade de revelarem as tragédias e os horrores que lhes foram infligidos, sob a asa de uma influente e importante organização que, aparentemente, deveria focar-se apenas em ajudá-las a serem melhores profissionais no ramo. O leque de personagens é enorme. Tal como Icarus, que revelou um grave problema de doping nos atletas federados russos, Athlete A mostra que não existe apenas um problema dentro do ramo do desporto. É revoltante, de facto.

E, tal como a recente abordagem de Jeffrey Epstein: Filthy Rich, Athlete A consegue tornar-se uma obra singular por aprofundar o caso com garra e sem perder o rumo. É provavelmente um dos melhores documentários do ano, e expõe uma organização que, aos olhos do mundo, teria a melhor das intenções. O mundo do desporto é muito semelhante ao mundo da arte. A manipulação, a quantidade desmesurada de abusos, a tortura psicológica de “ter que se ser o melhor”, a molestação física, e tantos outros fatores, fazem com que estes meios cada vez se tornem mais condenáveis. E isto porque simplesmente há pessoas que encontram nestes meios protegidos, formas de explorarem os mais ingénuos e os mais frágeis em prole dos seus problemas de masculinidade ou de sexualidade, ou até mesmo por doença.

Athlete A Critica de Cinema

Proteger estes indivíduos, mesmo sabendo dos seus crimes, é ainda mais revoltante, inacreditável e insultuoso. E Athlete A é o filme que expõe todas estas características horríveis a todos nós que ainda vivemos naquela bolha de que estas coisas só acontecem nos filmes ou nas séries. Se há céticos que acreditam mais na mentira ou preferem viver na ignorância, enganem-se. Athlete A prova tudo minuciosamente e não há forma de se ser imparcial.

Este é o filme que todos precisam de ver. Um documentário assombroso, magnífico e um grito de revolta e de esperança para todas as vítimas que sobreviveram à quantidade abusadora do machismo tóxico e da impulsividade sexual por parte de alguém que sofre claramente de problemas de identidade.

Athlete A Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Atleta A

Título Original: Athlete A

Realização: Bonni Cohen & Jon Shenk

Duração: 104 min.

Trailer | Athlete A

Comments