Mini-Reviews TV TV

The Politician – Season Finale – 2ª Temporada

The Politician Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE POLITICIAN!

A sátira política de Ryan Murphy está de volta e, embora permaneça com o mesmo carisma, começa a tornar-se um produto demasiado leviano e superficial, removendo alguma da seriedade que necessitava para fazer a sua mensagem florescer mais do que realmente consegue. Payton e Dede Standish estão a caminho das eleições e as suas vidas pessoais começam a interferir com as suas profissionais, podendo colocar as suas carreiras em cheque.

The Politician Season Finale
THE POLITICIAN (L to R) JUDITH LIGHT as DEDE STANDISH and BETTE MIDLER as HADASSAH GOLD in episode 6 of THE POLITICIAN. Cr. COURTESY OF NETFLIX/NETFLIX © 2020

O MELHOR:

A boa vibe de The Politician continua a ser o seu maior trunfo.

Com isto refiro-me à liberdade sexual e à diversidade gigantesca de personagens que não têm escrúpulos, nem estão preocupados com os preceitos normativos sociais. É aqui que Murphy sempre quis inserir as suas produções televisivas e, de facto, consegue-o lindamente. Ao contrário de outras produções suas mais reservadas nesse ramo, The Politician revela toda uma panóplia de cor, trazendo o orgulho LGBTI para o ecrã em todo o seu esplendor.

Gwyneth Paltrow, Judith Light, Bette Midler e, claro, o protagonista Ben Platt são extremamente carismáticos nos seus papéis, ainda que a série não consiga ir um pouco mais além no que pretende, tornando-se uma sátira de si mesma.

The Politician Season Finale

O PIOR:

The Politician, por muito que tenha boas intenções, não consegue despegar-se da superficialidade da sua temática e torna-se numa caricatura desprovida de emoção.

Há questões importantes a serem abordadas e, no entanto, sentimos sempre que The Politician é demasiado cómica quando expõe verdades que requerem um pouco de maior seriedade. Satirizar o que é importante torna-se um pouco irrelevante. O tom irónico e jocoso prejudica a génese daquilo que é construído no argumento e a tonalidade interfere com o entendimento do público. Estamos numa fase em que brincar com coisas sérias acaba por ser demasiado volátil em termos sociais. Não sou contra, atenção, e The Politician tem todo o direito de ser irónica quando bem lhe apetecer… mas este é o tipo de humor que não me conquista, de todo.

Mesmo que continue a ser colorida e aposte numa liberdade sexual magnífica, The Politician depressa cai no erro de ser muito leviana para a sua génese. Em nada contribuem estes enredos para a perspetiva que se pretende alcançar, forçando a série a ter de seguir pelo caminho mais básico para “conquistar” o seu público: o sexo. Ao contrário de Sense8 por exemplo, ou de The Affair, The Politician até nisso parece estar a satirizar-se a si mesma e perde toda a sua força.

Portanto, mesmo que continue a ter alguma graça, The Politician precisa de encontrar alguma seriedade na sua abordagem ou será uma sátira barata sem grande impacto.

The Politician Season Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 56 100 1

56%
Average Rating

The Politician continua colorida e com uma diversidade muito agradável de personagens, mas está a superficializar imenso a sua narrativa, satirizando-se a si mesma constantemente e, por conseguinte, perde muita da sua credibilidade.

  • 56%

Comments