Mini-Reviews TV TV

Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian – Series Finale – 1ª Temporada

Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian series finale

PODE CONTER SPOILERS DE DISNEY GALLERY – STAR WARS: THE MANDALORIAN!!!

Para muitos, The Mandalorian foi visto, inicialmente, como uma das apostas mais arriscadas para a Disney, especialmente considerando o facto de esta não ser não só a primeira série live-action de Star Wars, mas também o projeto que ditaria se o público iria aderir à Disney+. Dito isto, esta foi uma aposta claramente vencedora, dotada de um elemento visual que rivaliza com as longas-metragens e um talento tanto à frente como detrás das câmaras. Não é à toa que a série tenha sido renovada para uma segunda temporada (e com uma terceira potencialmente a caminho). E enquanto esperamos por Outubro para a nova temporada, a Disney+ decidiu lançar uma série documental, denominada Disney GalleryStar Wars: The Mandalorian.

Nesta, Jon Favreau e Dave Filoni apresentam um roundtable com os realizadores, atores, produtores e afins, onde partilham entre eles – e com o público – sobre alguns segredos em redor da criação de The Mandalorian.

O MELHOR:

Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian foi claramente feito por fãs de Star Wars e pensado para fãs de Star Wars.

Durante o curso de oito episódios relativamente curtos, Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian explora como é que esta série foi criada e de como fica assente no legado geral de Star Wars. E com cada episódio ligado a um tema específico, não há nenhum tema que não seja abordado nesta série documental.

Existem os temas obrigatórios, tais como a perspetiva dos realizadores, dos atores ou mesmo da banda-sonora, mas Star Wars sempre foi uma saga cinematográfica que sempre se definiu graças aos seus avanços tecnológicos inovadores, e são os episódios mais técnicos de Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian que conseguem chamar a atenção. Existe algo mágico vermos uma série conseguir juntar os meios prática de antigamente com novos meios tecnológicos para conceder a “magia”. E a série mostra alguns dos seus segredos, tais como o Pre-Viz (que mostra a pré-vizualização de uma determinada cena tendo em conta os guiões e artes conceituais), mas o highlight da temporada é quando desvendam o Volume, um conjunto de ecrãs LED que, em parceria com a Epic Games e o seu Unreal Engine 4, permitem a renderização dos cenários em tempo real, ao mesmo tempo que muda de acordo com a perspetiva de quem vê. Tendo em conta estes avanços e o resultado final, é impossível negar alguns destes aspetos.

A exploração dos efeitos práticos, visuais e especiais conseguem justificar a existência de Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian, mas existe também algo de mágico nas sessões de roundtable. Jon Favreau e Dave Filoni – que servem as funções de criador e produtor da série, respetivamente – são os cabeça-de-cartaz destas sessões, com o núcleo a mudar consoante o tema do episódio. Realizadores, atores, produtores artísticos, até mesmo Ludwig Göransson – que criou a banda-sonora da série – têm a oportunidade de partilhar os seus métodos empregues nas séries.

Além de partilharem os seus conhecimentos, estas sessões também permitem a partilha de histórias pessoais referentes a Star Wars ou o seu impacto nas suas carreiras. Foi de rir quando Filoni pensou que estava a ser alvo de uma partida quando George Lucas o convidou para integrar a LucasArts, tal como foi enternecedor o reconhecimento da 501st Legion, um grupo não-governamental sem fins lucrativos, na season finale. São vários os segredos expostos nesta situação, e Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian dá-nos a oportunidade de testemunhar esses segredos.

O PIOR:

No fim e ao cabo, Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian é uma série documental sobre o making of da série.

É uma série documental que elucida sobre a criação de The Mandalorian e ainda partilha algumas histórias pessoais dos envolvidos na série. Para fãs de Star Wars, é sempre uma mais-valia. Para fãs de documentários em geral, nem tanto.

Este género tem sido predominado pelos géneros de true crime, natureza, factos curiosos sobre os seres humanos, entre outros temas relevantes. Portanto, torna-se um pouco difícil tentar perceber em que situação esta se encontra no panorama geral.

Ainda assim, Disney Gallery – Star Wars: The Mandalorian permite-nos relembrar um pouco da magia por detrás de The Mandalorian. É uma série documental feita por fãs e direcionada, claramente, para os fãs! E com a estreia da segunda temporada de The Mandalorian ainda a alguns meses de distância, já dá para satisfazer algumas das saudades que possamos ter.

Podem ler o que achámos do episódio final da primeira temporada de The Mandalorian aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 86 100 1

86%
Average Rating

Enquanto esperamos por Outubro - e pela segunda temporada de The Mandalorian - a Disney+ oferece-nos um pouco dos segredos desta série com Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian.

  • 86%

Comments