Cinema Críticas

Crítica: The Personal History of David Copperfield (2019)

The Personal History of David Copperfield Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE PERSONAL HISTORY OF DAVID COPPERFIELD!!!

Quer seja no pequeno ecrã, quer no grande, é difícil de negar a presença constante das obras de Charles Dickens nas nossas vidas. São várias das suas obras que tiveram uma transição para o meio audiovisual, com resultados dependentes de quem está a trabalhar no outro lado das câmaras. Desta feita, fomos agraciados com uma nova versão da história icónica de David Copperfield, desta vez pelas mãos de Armando Iannucci.

Tal como a obra literária em que o filme se baseia, The Personal History of David Copperfield conta-nos a história de David Copperfield, um jovem rapaz que sofre na pele as mais variadas adversidades que a vida lhe poderia atirar. No entanto, é no seu encontro com as mais variadas personagens caricatas que David vai moldando o seu parecer, e a aprender a tornar-se um homem.

Dizer que David Copperfield é uma das obras de Charles Dickens mais adaptadas na história do cinema não faz justiça sequer! Uma breve pesquisa remonta a primeira adaptação nos anos 20, em plena era do cinema mudo. Desde então que esta história centenária tem sido alvo das mais variadas adaptações nos mais diversos géneros imagináveis. No entanto, The Personal History of David Copperfield promete ser uma adaptação mais contemporânea, além de dar um maior foco no humor.

Esta mudança parte, especificamente, das mãos de Iannucci, que não é um verdadeiro estranho no que toca a elaborar comédias irreverentes (basta ver pelo seu contributo na série Veep). A sua presença no filme é palpável, mas há um claro respeito pelo material de origem. Existe um maior foco no humor de linguagem ou na comédia física, mas estes não diferem bastante do espírito da história original de Dickens. O filme também exibe algumas mudanças significativas à história do filme, mas não causam um grande impacto nos seus temas e orientação.

No que toca à componente mais técnica, The Personal History of David Copperfield mostra uma certa segurança e, ao mesmo tempo, alguns momentos mais arriscados. A criação dos cenários e do guarda-roupa atiram-nos de cabeça para um Reino Unido ainda no século XIX, mas a transição de momentos mostra um lado mais criativo. David Copperfield, na sua forma original, é-nos contada através de relatos na primeira pessoa, por isso, as mesmas transições mostram a criatividade por parte da equipa técnica, ao mesmo tempo que nos relembra que tudo o que estamos a presenciar está na cabeça de David Copperfield.

Para um filme desta dimensão, torna-se surpreendente como The Personal History of David Copperfield conseguiu reunir um elenco não só recheado de nomes bem conhecidos dentro da indústria cinematográfica, mas também exibe um elenco etnicamente diversificado. Alguns poderão não gostar desta escolha curiosa, mas não deixa de demonstrar o talento inato dos seus intervenientes.

A maior parte do elenco consegue desenrascar-se nos seus papéis extravagantes e não menos bizarros (o que ajuda imbuir um pouco de humor ao filme), mas Dev Patel como David Copperfield é obviamente o astro. Já lá vai algum tempo desde que Patel nos agraciou com uma performance sólida como esta, o que torna o seu personagem ainda mais carismático.

O único problema que o filme exibe pode ser encontrado no seu legado posterior. Apesar de ser uma versão diferente do habitual, não elimina o facto de ser uma versão diferente de David Copperfield, ou seja, terá de competir com tantas outras versões anteriores. Respeita o material de origem, claro, mas não arrisca o suficiente para se diferenciar da concorrência.

Ainda assim, The Personal History of David Copperfield não deixa de ser uma aposta adorável, nem que seja por ter um elenco sólido e uma equipa poderosa ao seu dispôr.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: The Personal History of David Copperfield
Realização: Armando Iannucci
Elenco: Dev Patel, Aneurin Barnard, Peter Capaldi, Gwendoline Christie, Rosalind Eleazar, Hugh Laurie, Tilda Swinton, Benedict Wong, Ben Whishaw
Duração: 119 minutos

Trailer | The Personal History of David Copperfield

Comments