Cinema Críticas

Crítica: Amjeon (Warning: Do Not Play) (2019)

Amjeon Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE AMJEON!

Recentemente, a Coreia do Sul conquistou-nos com Parasite, que foi um marco histórico na indústria do cinema, e os estúdios americanos têm-se apressado a comprar títulos do país, procurando atingir o sucesso de Bong Joon-Ho. O mais recente trata-se de uma película de terror de nome Amjeon (em inglês: Warning: Do Not Play). Aqui ficamos a conhecer Mi-Jung, uma aspirante de cinema que, após ouvir alguns relatos, decide procurar um estranho filme que é, para muitos, considerado assombrado. Na sua busca, Mi-Jung conhece o realizador desse mesmo filme, e depressa se embrulha num mundo sinistro e repleto de perigos sobrenaturais.

Amjeon Critica de Cinema

Amjeon não é uma obra interessante. Muito menos original. É um filme que é tão débil narrativamente que o horror simplesmente não chega (nem de perto) a deixar-nos entusiasmados ou a temer pelas vidas das personagens. Apesar de ter uma prestação muito sólida da sua protagonista Ye-ji Seo, Amjeon é extremamente baço, sem grande vida e sem uma história motivadora. A ação é extremamente rápida, confusa e tem pouco impacto emocional. Não nos conseguimos relacionar com o filme em nenhuma das suas partes e, muito menos, conseguimos entender qual é a intenção do mesmo.

Como qualquer filme de terror focado em forças paranormais, Amjeon não consegue desprender-se dos típicos clichés, nem de trazer ao público uma garra própria para que ele se sinta investido na (pobre) história que tem. Claro que há um aspeto técnico aqui ou acolá que está bem conseguido (algumas passagens da banda-sonora são interessantes, especialmente pelos sons creepys que vai adicionando às faixas musicais), mas Amjeon é demasiado singelo, frágil e pouco cativante.

Amjeon Critica de Cinema

Embora tenha um enorme respeito pelo cinema de terror sul-coreano, e há alguns que são genuinamente bons, Amjeon não consegue marcar pela diferença, nem trazer algo de novo com o seu mote. Ainda há imensa história interessante proveniente das mentes sul-coreanas, especialmente neste ramo que é tão característico da cultura do país, mas Amjeon não consegue pavimentar o caminho para o sucesso, perdendo imenso por não ter uma história forte e/ou misteriosa.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Warning: Do Not Play

Título Original: Amjeon

Realização: Kim Jin-won

Elenco: Ye-ji Seo, Seon-kyu Jin, Bo-ra Kim, Cha Yub, Yoon-ho Ji.

Duração: 86 min.

Trailer | Amjeon

Comments