Mini-Reviews TV TV

Okavango: River of Dreams – Series Finale – 1ª Temporada

Okavango Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE OKAVANGO: RIVER OF DREAMS!

Para os amantes do mundo natural, Okavango: River of Dreams é a nova aposta do canal PBS. Conta a história dos habitantes deste delta e de toda a sua luta pela sobrevivência, o que já não é propriamente novidade para ninguém. Narrada por F. Murray Abraham, esta é uma curta viagem pelo lado (ainda) selvagem de África e de como os ecossistemas necessitam dos seus habitantes para florescer.

Okavango Series Finale

O MELHOR:

Como já é habitual referenciar, as componentes técnicas são extremamente boas. Desde as frenéticas perseguições de predador e presa, até à fotografia extraordinária da paisagem, Okavango: River of Dreams não deixa de manter o legado dos documentários sobre vida selvagem.

É também interessante que Okavango: River of Dreams não se foque inteiramente só nas espécies maiores, mais sim nalgumas das mais pequenas que pouco são abordadas. No entanto, tudo passa num ápice e a imersão do espectador rapidamente desvanece.

Okavango Series Finale

O PIOR:

Okavango: River of Dreams é porreira, mas é já repetitiva.

Todos nós, que gostamos de nos deslumbrar pela extraordinária diversidade em África, conhecemos de trás para a frente e de frente para trás tudo sobre os leões, os elefantes, os leopardos, as hienas, etc. São espécies que são já saturadas por este registo e que, embora sejam sempre um deleite de apreciar no meio selvagem, já começam a revelar a fragilidade dos cineastas do meio em insistir na mesma tecla.

Compreende-se que as exigências deste tipo de televisão são extremamente duras e muitas vezes é o “estar no local certo na hora certa”. Mas a verdade é que Okavango: River of Dreams tinha a oportunidade de se focar noutras espécies que são igualmente prolíficas e/ou contribuem para o bem estar dos ecossistemas. A verdade é que ainda há muito que pode ser falado sobre África, deixando os grandes gatos e os possantes gigantes em paz e tranquilidade. Um pouco como The Elephant Queen conseguiu fazer.

O maior problema é que Okavango: River of Dreams não consegue não virar as atenções para os animais de grande porte, reforçando sem necessidade aquilo que todos nós já conhecemos. Mesmo não sendo uma aposta tremendamente má, sente-se que já vimos estas imagens vezes e vezes sem conta. Portanto, está na altura de avançarmos para novos horizontes e novos objetos de filmagem que têm tanto direito quanto os outros de serem abordados.

Okavango Series Finale

Valorizo imenso este tipo de arte e a BBC continua a surpreender imenso (ainda que com uns deslizes aqui e acolá). Conseguem articular, acima de tudo, uma narrativa fresca e incutir momentos inesquecíveis das espécies… algo que os restantes canais estão ainda muito aquém de conseguir.

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 53 100 1
53%
Average Rating

Okavango: River of Dreams é uma aposta demasiado genérica, que não revela muitos pormenores interessantes sobre novas espécies que contribuem para a questão da preservação dos ecossistemas, focando-se novamente em tudo o que já conhecemos sobre África.

  • 53%

Comments