Cinema Críticas

Crítica: The Emperor’s New Groove (2000)

The Emperor's New Groove Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE EMPEROR’S NEW GROOVE!

Não podíamos deixar este Dia Mundial da Criança passar ao lado sem falarmos de alguns dos clássicos animados mais subvalorizados da história da Disney. The Emperor’s New Groove (em Portugal adquiriu o título de Pacha e o Imperador) é provavelmente o caso mais injustiçado dos filmes animados da Disney. Este é o conto do mimado (e arrogante e tresloucado, tirânico, irreverente) imperador Kuzko que é traído pela sua conselheira ambiciosa Yzma (e pelo seu súbdito, o “intelentíssimo” Kronk) e é transformado num lama. Depois de arruinar as vidas e explorar até à exaustão os habitantes do seu reino, Kuzko é forçado a embarcar numa aventura com Pacha (ao qual ameaçou destruir o lar para construir a sua casa de piscinas) e regressar ao seu palácio para voltar a ser humano.

The Emperor's New Groove Critica de Cinema

The Emperor’s New Groove é uma história magnífica, onde o humor entra em conflito com os valores humanos. É também uma notória fábula de redenção e da abertura de mentes e horizontes. O serão perfeito para toda a família. As personagens são deliciosas, todas elas desempenham um papel fulcral que é tão aliciante quanto é divertido. Desde a burrice ingénua de Kronk, passando por um esquilo que é tratado sempre da pior forma e que retalia, precisamente, da melhor forma, até a uma Yzma (que é a prova vida de que os dinossauros existiram na Terra) medonha, a um desnaturado Kuzko, e ao sincero e pacífico Pacha.

Todos os elementos de The Emperor’s New Groove estão lá para um dos melhores serões da Disney, encantando todos pela sua mensagem e deixando-nos rendidos ao seu audacioso e acutilante humor. É um daqueles filmes que podemos ver e rever vezes sem conta, que se mantém intemporal. E, claro, tem algumas das melhores dobragens em português de Portugal até aos dias que correm.

The Emperor's New Groove Critica de Cinema

Claro que o filme podia ser ligeiramente mais longo e incluir mais peripécias para, tanto os miúdos como os graúdos, se manterem investidos neste conto tão aliciante. Mas, embora curto, The Emperor’s New Groove não precisa de divagar muito para ser extremamente eficaz em colocar o espectador em cenários hilariantes e aleatórios, que contribuem para verdadeiros momentos de prazer.

Portanto, neste Dia Mundial da Criança, rendam-se a Pacha e o Imperador Kuzko e esbocem um sorriso e riam às gargalhadas com este clássico (que foi sempre ofuscado por outros) da Disney. The Emperor’s New Groove é um dos poucos filmes animados mais recentes que prefere apostar em personagens isoladas e deixar o cliché romântico que já era tão característico.

The Emperor's New Groove Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Pacha e o Imperador

Título Original: The Emperor’s New Groove

Realização: Mark Dindal

Elenco: John Goodman, David Spade, Eartha Kitt, Patrick Warburton, Wendie Malick.

Duração: 78 min.

Trailer | The Emperor’s New Groove

Comments