Mini-Reviews TV TV

Earth’s Great Rivers – Series Finale – 1ª Temporada

Earth's Great Rivers Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE EARTH’S GREAT RIVERS!

O nosso planeta, tal como nós, é composto por veias e artérias. Há quem lhes chame cursos de água ou rios… mas são, de facto, eles que trazem vida ao planeta. Esta curta mini-série da BBC, narrada por David Oyelowo, acompanha 3 dos maiores rios do mundo, explorando a vida selvagem que depende deles para sobreviver, e as culturas humanas que vivem lado a lado com o rio e as tradições que surgiram nas suas margens.

Earth's Great Rivers Series Finale

O MELHOR:

Como já é habitual nestes documentários, a filmagem é belíssima e a componente técnica é louvável.

Não só há a exploração da vida selvagem destes três grandes rios (Amazonas, Nilo e Mississippi), como também inclui uma vertente de preservação e ainda aborda as comunidades humanas que nasceram/ estão dependentes da vida que o rio lhes proporciona. Tem tanto de interessante, quanto é educativa nesses aspetos.

Apesar de ser demasiado curta e abordar muito pouco do que devia, Earth’s Great Rivers é uma abordagem relaxante, suave e bonita da vida natural e da riqueza que os rios trazem ao planeta Terra. A narração de Oyelowo é também um dos pontos fortes, visto que a voz do ator é extremamente adequada ao fluxo da mini-série. O seu tom pausado permite-nos saborear as passagens do rio, conhecer o seu ciclo e os perigos que eles e os seus habitantes enfrentam diariamente.

Earth's Great Rivers Series Finale

O PIOR:

Earth’s Great Rivers é demasiado curta e os episódios contêm muito pouca informação.

Apesar de ser bela em muitos aspetos, a mini-série carece de uma abordagem mais ampla e em vez de fazer um trabalho mais afincado em fazer-nos conhecer outros grandes rios (estreitar a escolha só a três é muito pouco). Todos os rios do mundo enfrentam problemas (seja por si próprios ou pela influência humana) e que estão a passar por dificuldades (se calhar ainda maiores do que os que a série se foca) e não têm a oportunidade de serem dados a conhecer ao público.

Reduzir a temporada e preenchendo tempo dos episódios com os behind the scenes, aqui, sabe demasiado a pouco. Sentimos que os episódios nunca atingem propriamente um clímax que nos faça ficar totalmente rendidos a eles. A história destes majestosos rios e dos seus habitantes (sejam eles permanentes ou sazonais) torna-se demasiado suave para o propósito que tem.

Ainda assim, não deixa de ser um bom serão, relaxante e interessante nalguns aspetos. Mas a BBC precisa de começar a apostar em algo mais duradouro e que tenha o mesmo impacto de um Planet Earth para nos deixar ainda com mais vontade de preservar e lutar pelos grandes rios, que são o sistema sanguíneo do planeta.

Earth's Great Rivers Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 68 100 1
68%
Average Rating

Great Rivers é uma das mais pobres apostas da BBC, especialmente por ser demasiado curta, mas não deixa de ter a beleza típica deste registo. Tem uma componente técnica forte, mas é demasiado pobre em abordagens, caindo para um patamar ligeiramente inferior do que era esperado.

  • 68%

Comments