Cinema Críticas

Crítica: Land of Hope and Glory (2017)

Land of Hope and Glory Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE LAND OF HOPE AND GLORY!!!

Land of Hope and Glory é maioritariamente visto como uma espécie de hino não-oficial do Reino Unido, e se tiverem tempo para ouvirem a letra com cuidado, não é difícil de perceber o porquê, visto que enaltece este país ao ponto de ser visto como uma terra do homem livre. Dito isto, não é difícil de perceber a ironia deste curto documentário.

Land of Hope and Glory mostra-nos o lado oculto – e mais negro – da área pecuária no Reino Unido, mostrando imagens raramente vistas em noticiários ou outros meios da comunicação social.

Land of Hope and Glory não é o primeiro documentário, em formato de curta ou longa-metragem, que tenta expôr as más práticas que ocorrem na área pecuária, mas é certamente o mais forte. A sua missão e mensagem são simples e diretas e, tendo dito isto, os resultados são obviamente chocantes.

Através de imagens capturadas por câmaras ocultas, Land of Hope and Glory mostra-nos literalmente tudo o que acontece na indústria pecuária no Reino Unido, ainda que o que vemos pode muito bem acontecer em qualquer lado (há um ponto no documentário em que vemos imagens de uma empresa pecuária na Austrália, mas recebemos a informação que o que acontece lá também acontece no Reino Unido). Repartido em várias partes que englobam os vários animais envolvidos dentro desta área, vemos precisamente os maus tratos que estes sofrem às mãos do ser humano em nome de meter comida nos supermercados para os consumidores poderem comer para viver. São imagens chocantes e repugnantes que, infelizmente, correspondem às realidade que se encontra à nossa volta.

Se estas más práticas não podiam deixar de causar o seu impacto mais do que claro, a narração de Ed Winters dá-nos uma informação mais detalhada sobre o que está a passar, desde os processos nos matadouros, até às doenças que os animais sofrem, passando ainda por duras estatísticas demasiado reais para serem ignoradas.

Apesar de ser uma curta documental, Land of Hope and Glory tinha uma clara missão. E ainda que mostre os resultados mais chocantes algumas vez vistos no que refere aos maus tratos animais, pode-se dizer que a sua missão foi cumprida. Se mudará as mentalidades das pessoas, ficará ao critério de cada um de nós.

Podem ler outras Críticas aqui. Podem ainda conferir mais sobre o documentário aqui.

Título: Terra da Esperança e da Glória
Título Original: Land of Hope and Glory
Realização: Surge
Elenco: Ed Winters
Duração: 48 minutos

Trailer | Land of Hope and Glory

Comments