Cinema Críticas

Crítica: Scooby-Doo and the Ghoul School (1988)

Scooby-Doo and the Ghoul School Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE SCOOBY-DOO AND THE GHOUL SCHOOL!!!

Havia uma altura em que os desenhos animados de antigamente lançavam alguns filmes diretamente para a televisão. Estes tinham a vantagem de contarem uma determinada história isolada, sem causar perturbações para a série principal. E este Scooby-Doo and the Ghoul School é precisamente um desses casos.

Neste filme, Shaggy, Scooby e Scrappy aceitam um trabalho como professores de Educação Física numa escola feminina. No entanto, descobrem logo de imediato que as suas alunas são filhas de algumas das personalidades mais conhecidas da história do terror!

Tenho de admitir que algumas ideias de Scooby-Doo and the Ghoul School são curiosas, mas não menos engraçadas no seu todo. Não é a primeira vez que estes personagens da Hanna-Barbera se aventuraram em histórias mais sobrenaturais que o habitual, mas neste caso, pelo menos na altura, era uma ideia diferente do habitual.

Os primeiros 60 minutos do filme acabam por ser a salvaguarda do filme, muito por nos lembrar os filmes decorridos em sala de aula. Temos um grupo de misfits – neste caso, as crianças sobrenaturais – a tentarem o seu melhor para fazer frente a um grupo mais forte (neste caso, os rapazes de uma escola militar). E nota-se que a inclusão de Shaggy, Scooby e Scrappy acaba por surtir os seus resultados positivos. Além disso, o character design das crianças não deixa de as pintar como adoráveis.

No entanto, nota-se claramente que, nos olhos modernos, Scooby-Doo and the Ghoul School é um produto do seu tempo. Existem várias instâncias em que o humor se encontra um tanto ou quanto datado, especialmente naqueles puns que roçam no cheesy, e mesmo o estilo de animação mostram a sua idade. E isto sem falar de algumas falhas na lógica que, hoje em dia, não passariam ao lado.

Mas o mais provável é que os últimos 30 minutos não ajudam em nada para o filme. Honestamente, preferia que o filme se contentasse em contar uma história simples de três membros da Mystery Inc. a ensinarem algumas coisas à nova geração de monstros do que ver uma antagonista a ser apresentada assim de repente e mudar a direção da narrativa de forma repentina.

Para os fãs da era clássica deste desenho animado da Hanna-Barbera, Scooby-Doo and the Ghoul é uma maneira adequada de relembrar os clássicos da infância, ainda que mostre os seus claros sinais de um tempo já há muito passado.

Podem ler outras Críticas aqui.

 

Título: Scooby-Doo – Escola Assombrada
Título Original: Scooby-Doo and the Ghoul School
Realização: Charles A. Nichols, Ray Patterson
Elenco: Casey Kasem, Don Messick, Susan Blu, Glynis Johns, Ruta Lee
Duração: 92 minutos

Trailer | Scooby-Doo and the Ghoul School

Comments