Cinema Críticas

Crítica: A Plastic Ocean (2016)

A Plastic Ocean Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE A PLASTIC OCEAN!!!

Hoje em dia, batalhamos diariamente para podermos contribuir por um meio ambiente mais equilibrado. No entanto, nem todos os esforços passam percebidos, e a maior parte do nosso lixo acaba por encontrar o seu “lar” no meio ambiente. É uma imagem triste que é-nos relembrada neste documentário, A Plastic Ocean.

Tudo começou quando o jornalista Craig Leeson decidiu velejar pelo oceano em busca de baleias-azuis para um documentário que pretendia filmar. No entanto, ao encontrar uma camada de plástico e óleo no oceano, Leeson e outras partes interessadas procuram as origens destes comportamentos, de como estes afetam as comunidades, sejam elas as vidas animais e pequenas terras, e que alternativas podem encontrar.

Permitam-me começar por dizer que A Plastic Ocean pode não ser tão chocante como outros documentários ambientais que temos vindo a acompanhar recentemente, mas não deixa de ter os seus momentos. Vermos oceanos de lixo nas zonas costeiras não é necessariamente uma imagem inédita, uma vez que também as vemos vezes e vezes sem conta quando sintonizamos os noticiários, mas não deixa de proporcionar um certo choque ao vermos como os nossos atos mais minúsculos podem ter graves consequências.

Mas se vermos a disposição do lixo não chega, a forma como o plástico afeta a quem se encontra à nossa volta certamente vai. Já custa vermos animais marítimos a serem afetados pelo plástico que devoram por não saberem distinguir o que é artificial e o que é animal – A Plastic Ocean mostra-nos, por exemplo, uma tartaruga a comer uma alforreca e outra a comer plástico – mas o documentário conta com uma sequência chocante em que testemunhamos uma autópsia a uma ave e vermos especialistas a retirarem pedaços dos estômagos certamente vai tirar o apetite a muita gente.

O documentário também não descura de mostrar como o excesso de plástico consegue afetar o dia-a-dia das pessoas que vivem junto à zona costeira. Custa ouvir uma criança dizer que, em vez de ir para a escola, vai procurar por plástico a troco de dinheiro para que a sua mãe consiga meter comida na mesa. A Plastic Ocean mostra-nos as consequências de nós como seres humanos que não têm consciência dos seus atos.

Mas nem tudo parece tão mau quanto isso, uma vez que A Plastic Ocean reserva a sua segunda parte do documentário em busca de soluções. E aqui, reside o elemento do documentário que pode vir a ser um pouco divisivo. Por um lado, é bom vermos personalidades nos mais variados campos e áreas em busca de alternativas para não contribuírem tanto para o excesso do plástico, seja pela reciclagem dos produtos em fim de vida ou transformação destes em outros tipos de produtos para consumo… Basicamente, mostra-nos que, apesar das nossas ações, há quem tenha ainda intenções de fazer mudar tendências para melhor.

Por outro lado, convém reforçar a ideia de que A Plastic Ocean, no meio das suas virtudes, não vai mais além. Torna-se estranho quando tem a intenção de mostrar a influência no mundo marítimo para depois passar para as zonas terrestres, se bem que seriam tema para outro documentário. E sim, também nos presenteia com soluções plausíveis, mas podiam reforçar a ideia que, apesar das ideias nobres, são poucas as estruturas governamentais que alinham nestas ideias por estas serem dispendiosas. Compreendo o porquê de encerrarem o documentário com um toque mais positivo, mas não à custa de sacrificar a triste realidade à nossa volta.

Ainda que peque em alguns momentos, A Plastic Ocean tem as melhores intenções no sítio certo. Se mudará a tendência das pessoas, fica ao critério de cada um. No meu caso, pelo menos tentarei ser mais consciente das minhas ações em casa e outros locais no que refere ao plástico. E quanto a vocês?

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Um Oceano de Plástico
Título Original: A Plastic Ocean
Realização: Craig Leeson
Elenco: Craig Leeson, Tanya Streeter, Jo Ruxton, Sylvia Earle, David Attenborough, Barack Obama, Ben Fogle
Duração: 102 minutos

Trailer | A Plastic Ocean

Comments