Mini-Reviews TV TV

Supergirl – Season Finale – 5ª Temporada

Supergirl season finale

PODE CONTER SPOILERS DE SUPERGIRL!!!

Por causa da atual pandemia que o planeta está a enfrentar, são muitos os negócios que tiveram de encontrar alternativas para conseguirem fornecer uma espécie de conforto para os seus utentes. O ramo da televisão não é exceção, com várias séries a terem de encerrar as suas temporadas de forma prematura ou encontrar alternativas mais criativas. Supergirl teve de se contentar com a primeira alternativa para a sua quinta temporada.

Tal como The Flash, esta segunda parte da quinta temporada de Supergirl viu Kara (Melissa Benoist) a navegar um novo mundo repleto de sósias e que vê Lex Luthor (Jon Cryer) como um herói. No entanto, e apesar destas mudanças, algumas das suas ameaças continuam a ser as mesmas, especialmente no que refere à ameaça da Leviathan.

O MELHOR:

Por incrível que possa parecer, esta segunda parte da quinta temporada de Supergirl tem direito a alguns pontos francamente positivos.

Parte deste apelo reside no facto de a série agora pertencer à continuidade das outras séries da DC/The CW, ou seja, agora a série não precisa de meios complicados para se inserir na mesma continuidade ou nos crossovers anuais. E ainda vem com alguns bónus na forma de como a nova sociedade vê alguns sobreviventes do Multiverso ou como vê alguns dos personagens. Um desses casos é o de Lex Luthor, que continua a ser um adversário interessante, especialmente agora que tem a imagem pública a seu favor ao ponto de poder fazer o que lhe bem apetecer sem denegrir a sua imagem.

Também é caso para dizer que esta segunda parte da temporada também conta com uma espécie de veia nostálgica, e tal se deve a um trio de episódios em específico. Os dois primeiros mostram o regresso temporário de Winn Schott (Jeremy Jordan), agora mais maduro e seguro de si mesmo. É impossível não olhar para esses episódios com um toque de saudade, especialmente ao vermos Winn a interagir com os seus velhos amigos.

Esta temporada também foi importante para Supergirl, uma vez que chegou ao patamar invejável do 100º episódio e, para todos os efeitos, esse mesmo episódio está repleto de nostalgia e cameos que já não víamos há algum tempo.

O PIOR:

No entanto, isso não implica necessariamente que esta seja o melhor que Supergirl nos tenha oferecido até agora.

Ate aos episódios finais, a Leviathan deixa bastante a desejar como a grande antagonista da temporada. Pode-se dizer isto com segurança, visto que, até chegarmos ao endgame da temporada, a temporada teve de passar por uma quantidade de episódios que, em retrospetiva, não levaram a lado nenhum. E não há melhor exemplo disso do que o mini-arco de Lena (Katie McGrath) que, apesar de reforçar a sua opinião menos boa sobre Lex, não chega a lado nenhum.

Mas pior do que isso, é a narrativa de Brainy (Jesse Rath), que o viu a aliar-se a Lex e aos seus estratagemas para impedir a Leviathan. O senão: este não podia dizer nada aos seus amigos. Esta sequência toda deu origem a uma quantidade infindável de drama desnecessário que podia ser evitado se o personagem tivesse sido aberto de início e tornado num “agente duplo”. Isso teria um impacto claramente maior do que o que tivemos direito.

Existe também o caso de a mensagem da temporada ter passado ao lado. Sim, o tema sobre o abuso das tecnologias tem o seu quê de tema contemporâneo e não deixa de ser um tema social relevante nos dias de hoje. É uma pena que esse mesmo tema tenha sido explorado com um péssimo timing, em que as pessoas se agarram mais firmemente às tecnologias modernas para poder sobreviver à pandemia.

Dou os parabéns a Supergirl por ter conseguido oferecer um final adequado à temporada, mas isso não mascara os defeitos claramente palpáveis.

Podem ler a nossa crítica anterior de Supergirl aqui. Agora resta esperar até que chegue a sexta temporada, o que tomará lugar para o ano que vem.

Estado da série: RENOVADA

0 66 100 1

66%
Average Rating

Parabéns a Supergirl por ter dado um final adequado, ainda que não compense pelas falhas da temporada em geral.

  • 66%

Comments