Mini-Reviews TV TV

Primates – Series Finale – 1ª Temporada

Primates Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE PRIMATES!

A BBC lançou uma mini-série documental que se foca nas vidas dos nossos parentes mais próximos: os primatas. Vamos acompanhando as suas vidas durante 3 curtos episódios e, embora seja uma lufada de ar fresco, a estrutura desta mini-série sabe a pouco e não permite uma exploração afincada do estilo de vida intenso com que estas espécies lidam diariamente.

Primates Series Finale

O MELHOR:

A BBC tem um trabalho de câmara fantástico.

Primates pode não ser a melhor produção da BBC mas continua a primar por encontrar algumas situações caricatas, onde consegue ser inovador e trazer conteúdo fresco para quem já é um ávido consumidor destes registos documentais. Claro que a ausência de Sir David Attenborough na narração é também uma questão que me afeta, mas Chris Packham é extremamente competente.

Mas há, então, alguns momentos de Primates que valem mesmo a pena, especialmente na Índia e a luta entre um esquilo gigante e uma espécie de macaco que lutam pelos maiores frutos do mundo e, sem exagero, parecem saídos de um episódio do Big Brother quando se lembro de se chatearem uns com os outros. Há também os diários de filmagem, que são absolutamente deliciosos, mostrando as dificuldades, bem como as alegrias de conseguirem obter estas imagens raras e maravilhosas.

Primates Series Finale

O PIOR:

Claro que, mesmo sendo adorável e prazenteira, Primates é uma mini-série que podia ter ido muito mais além do que realmente foi. O problema é que condensar uma grande parte de primatas (são inúmeras espécies) em 3 pequenos episódios e estarmos constantemente a saltitar de uma espécie para outra com fraca perceção espacial e temporal, torna-a confusão e medíocre.

Filmar o comportamento da vida animal requer proeza, paciência e, acima de tudo, uma equipa vasta para conseguir filmar o maior número de espécies para que o espectador consiga ver algo de único na sua vida como nunca antes. Apesar de ter alguns destes momentos inéditos, Primates foca-se demasiado em querer mostrar mais do que pensar na qualidade do que mostra.

Ainda assim, não deixa de ser um bom serão, repleto de bebés adoráveis, uma mensagem importante para a sua preservação, e ainda alguns momentos excelentes e nunca filmados em câmara. Mas ser-se adorável não chega quando há urgência em, não só criar um produto artístico competente e com mais camadas, como também há necessidade de se conhecer um maior número de espécies para que seja possível salvá-las com maior rapidez.

Primates Series Finale

Fica aqui a boa intenção, mas deviam ter optado por expandir a temporada e dedicar os episódios a menos espécies e aumentar a sua quantidade.

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 70 100 1

70%
Average Rating

Primates é uma mini-série documental que encontra alguns momentos fantásticos de algumas das espécies de primatas de todo o mundo, mas é pouco substancial e é demasiado curta para deixar o impacto que merecia.

  • 70%

Comments