Cinema Críticas

Crítica: Long Shot (2017)

Long Shot Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE LONG SHOT!!!

A vida é feita por acasos. Acasos esses que estão fora do nosso controlo. “E se tivesse feito isto?”, “E se estivesse acolá?”, “E se, e se, e se…” É essa a ideia que esta curta-metragem documental, Long Shot, nos tenta mostrar.

Juan Catalan é um jovem latino que, em 2003, foi acusado de matar uma jovem testemunha. Sem mãos a medir, Juan alia-se ao seu advogado, Todd Melnik, de forma a provar a sua inocência.

Long Shot Crítica de Cinema

É caso para dizer que, para os amantes de documentários baseados em crimes reais, Long Shot irá satisfazer todos os vossos gostos. Fotos de cenas do crime, filmagens de interrogatórios, filmagens de julgamentos que conseguem ser verdadeiramente emocionais, e as entrevistas dos vários intervenientes do caso, sejam os arguidos e familiares, advogados, etcetera. Este curto documentário de 40 minutos vê-se tal e qual como se fosse um episódio de uma série a que nos acostumámos a ver e, considerando que este caso não durou tanto tempo, tem o bom senso de não alongar o tema até à exaustão. Vai direto ao assunto e ponto!

Mas eis que Long Shot nos atira para um twist tão bizarro que mais poderia ser uma obra de ficção. A dada altura, o documentário revela que o único alibi que Juan tinha era a presença dele, de amigos e da sua filha no estádio dos Dodgers, em Los Angeles. Que, por acaso – daí o título, ocorriam as filmagens de um episódio da quarta temporada de Curb Your Enthusiasm!

Eis um twist que, honestamente, não estava à espera de encontrar. O facto de as equipas técnicas, tanto da HBO como dos LA Dodgers, estarem dispostas a cooperar para inocentar um homem de família conseguiu desenhar um sorriso no meu rosto. Claro que o documentário também nos mostra o lado mais feio da justiça, mas francamente, vermos Larry David a ser ele mesmo no meio disto tudo consegue captar a atenção de qualquer um.

Em suma, Long Shot é curto quando comparado com outros documentários criminais, mas compensa com um caso que, fora os acasos da vida, tinha tudo para ter um desfecho horrível.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Um Álibi Improvável
Título Original: Long Shot
Realização: Jacob LaMendola
Elenco: Juan Catalan, Larry David, Sam Fernandez, Todd Melnik, Alma Oseguera
Duração: 40 minutos

Trailer | Long Shot

Comments