Cinema Críticas

Crítica: The Fear of 13 (2015)

The Fear of 13 Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE FEAR OF 13!!!

No que refere aos documentários baseados em crimes reais, podemos encontrá-los nas suas mais variadas formas e feitios para todos os gostos. Podemos encontrar reconstruções de crimes cometidos há muito tempo, análises profundas que podem provar a inocência de um condenado, a exposição de vários sistemas judiciais que estão longe de serem as ideias, entre tantas outras formas. The Fear of 13 é um desses casos, mas oferece algo verdadeiramente diferente do habitual.

Durante os anos 80, Nicholas Yarris foi condenado a uma pena de morte por um crime gravíssimo que não cometeu. Depois de requisitar a sua própria execução ao tribunal, 20 anos já cumpridos da sua pena, Nick aceita fazer uma entrevista e expor a sua própria história.

The Fear of 13 Crítica de Cinema
A história de The Fear of 13 é, por si só, bastante simples, já que segue um relato que o próprio Nicholas Yarris partilha com o seu entrevistador e, por ligação, com a audiência. E o próprio Yarris não deixa nenhuma ponta solta. Não só partilha os momentos da sua infância e do seu passado repleto de crime, álcool e drogas, mas também inclui o momento em que este é acusado do crime que não cometeu e da sua luta para provar a sua inocência.

No entanto, se há algo que o documentário deixa bem patente, é que a história de Nicholas está longe de ser “normal”. Aonde a sua vida pré-condenação e encarceramento mostram o lado mais cruel não só da população mas também das autoridades e do sistema de justiça, o documentário ajuda a encontrar a humanidade dentro do Corredor da Morte.


Durante o curso do documentário, conseguimos sentir a dor de Nicholas quando todas as suas esperanças se erguem e esmorecem, ao mesmo tempo que, tal como ele, perdemos a fé num final que se avizinha risonho. Mas nos seus relatos, Nicholas também revela o lado bom nos momentos e locais mais estranhos. Raros casos de humanidade por parte dos guardas prisionais, obter uma educação por detrás das grades, encontrar um amor… The Fear of 13 pode ter a sua dose de momentos mais destrutivos, mas também não descura de mostrar o lado mais doce do mundo, ainda no meio de uma situação que parece possível de fugir.

Mais do que isso, The Fear of 13 mostra que a história de Nicholas Yarris, apesar de não ser exatamente singular, é um exemplo de perseverança, de lutar até ao último minuto contra todas as adversidades possíveis e ainda assim conseguir dar uma volta em 180º a partir de uma vida que se avizinhava problemática até ao fim. É um daqueles documentários uplifting capaz de restaurar a fé na Humanidade, ainda que momentaneamente.

Podem ler outras Críticas aqui.



Título: O Medo do 13
Título Original: The Fear of 13
Realização: David Sington
Elenco: Nicholas Yarris
Duração: 96 minutos

Trailer | The Fear of 13

 

Comments