Mini-Reviews TV TV

My Brilliant Friend – Season Finale – 2ª Temporada

My Brilliant Friend Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE MY BRILLIANT FRIEND!

Estamos de volta às raízes de Nápoles com Elena Grecco e Lila Cerullo, duas amigas que passaram por demasiado e que, inevitavelmente, a vida continua a trazer das suas para as separar e para aterrorizar as suas vidas pessoais.

My Brilliant Friend Season Finale

O MELHOR:

My Brilliant Friend é, de facto, brilhante.

E é brilhante em quase todos os aspetos. É uma história que, mesmo linear, está repleta de conteúdo. Não só vamos acompanhando o crescimento temporal de uma Itália a caminhar para um novo rumo, como vamos percebendo que as vidas de Lenù e Lila estão longe de serem fáceis. São tão distintas estas duas amigas; uma é calma, ponderada, capaz de se subjugar às vontades de outrem; já a outra, é volátil, imprevisível, provocadora. Por muitos altos e baixos que esta amizade teve, resistiu ao maior de todos os entraves: o tempo.

My Brilliant Friend é aquele pedaço de céu que me faz recordar por inteiro a minha própria vida. A verdade é que esta produção italiana não tem quase nada em falta, com cenários belíssimos, uma banda sonora que nos transporta diretamente para o centro da ação e uma realização magnífica que nos deixa deslumbrados. Mas, acima de qualquer outra coisa, é precisamente na composição argumentativa que My Brilliant Friend floresce, tornando-se numa das melhores séries do século XXI. É uma adaptação literária brilhante, onde a própria autora se envolve na transposição para o ecrã.

My Brilliant Friend Season Finale

Toda a mensagem social é dura e revela os segredos de uma comunidade que está demasiado paralisada no tempo e tem medo da mudança e da crença no negativo. A vida de Lila, por exemplo, poderia ser muito diferente. Era uma aluna brilhante, com um potencial gigantesco para se tornar uma pessoa bem formada. Mas a vida forçou-a a desistir deste sonho, enquanto Elena seguiu com o mesmo. É triste ver que os fatores externos à nossa vontade forçam-nos a seguir um caminho que é tudo menos o que desejamos.

Contra as odes, My Brilliant Friend explora a dinâmica destas duas personagens e de todas as particularidades boas ou más que definem, quer a sua relação, quer com os restantes intervenientes. Gaia Girace ganha aqui um papel ainda mais vivo, ainda que o elenco da série acabe por ser o seu calcanhar de Aquiles a certo ponto.

O PIOR:

É apenas isso. As prestações nem sempre são suficientemente convincentes.

Por vezes torna-se incomodativo e remove algum potencial dramático para as cenas terem um impacto ainda mais forte para o espectador. Não quero dizer que isto, de todo, prejudique My Brilliant Friend a longo prazo. As personagens são importantes, sem dúvida, e precisam de ser credíveis, mas é a narração e o fluxo do argumento onde My Brilliant Friend realmente é brilhante. As personagens adornam esta história que é tão facilmente relacionável connosco, que é um marco histórico em televisão.

My Brilliant Friend Season Finale

Portanto, fico a aguardar ansiosamente pela próxima temporada e saber qual será o desfecho as histórias de Elena e Lila, esperando que ambas consigam alcançar os seus sonhos e permanecerem amigas para o resto da vida.

Estado da Série: RENOVADA

Leiam a nossa Mini-Review anterior de My Brilliant Friend aqui.

0 97 100 1
97%
Average Rating

My Brilliant Friend é especial, maravilhosa e uma das melhores séries do século XXI, explorando a mais simples das histórias, com a maior (e melhor) oportunidade expansiva de o fazer.

  • 97%

Comments