Mini-Reviews TV TV

Star Wars: The Clone Wars – Series Finale – 7ª Temporada

Star Wars: The Clone Wars series finale

PODE CONTER SPOILERS DE STAR WARS: THE CLONE WARS!!!

No ano passado, Star Wars: Episode IX – Rise of Skywalker marcou o fim da Skywalker Saga e um novo início para um futuro misterioso. No entanto, não é apenas no grande ecrã que Star Wars tem direito a um final definitivo. Em pleno dia 4 de Maio – carinhosamente intitulado Star Wars Day – e depois de um cancelamento, um brevíssimo regresso e um revival a cargo da Disney+, Star Wars: The Clone Wars também chegou ao fim definitivo!

Composta por 12 episódios – que englobam dois arcos narrativos distintos – esta temporada segue a mesma fórmula que as anteriores, com a diferença de estes arcos decorrerem pouco antes e durante os eventos ilustrados em Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith.

O MELHOR:

O primeiro e último arcos desta temporada de Star Wars: The Clone Wars são claramente as melhores partes.

Não é segredo nenhum que, quando a série foi cancelada pela primeira vez, vários episódios já haviam sido produzidos – o que deu origem às Lost Missions, produzidas pela Netflix na altura – enquanto outras ainda se encontravam numa fase mais arcaica da produção. Quando a série foi resgatada como uma série original da Disney+ para uma temporada final, seria de esperar algo verdadeiramente único, mesmo nos pressupostos das temporadas anteriores. E na sua maioria, não desiludiu.

O primeiro arco narrativo – que pode vir a ser conhecido como o Bad Batch Arc – compõe os quatro episódios que se encontravam em produção na altura do cancelamento. E ver este arco a ganhar nova vida traz consigo os seus pontos espantosos. Não só possui a mesma estética que esperávamos de The Clone Wars – mas com um maior nível de detalhe do que o habitual – mas também apresenta-nos um novo esquadrão de clone, apelidade de Bad Batch, o que oferece ainda mais desafios para o ator vocal Dee Bradley Baker – que emprestou a sua voz a todos os clones até agora – se bem que ele sai mais a ganhar quando se ajusta para interpretar o Capitão Rex.

No entanto, fica mais do que claro que Dave Filoni e companhia guardaram o melhor para o fim: The Siege of Mandalore Arc. Este arco ganha pontos por nos oferecer um evento paralelo ao Revenge of the Sith que poucos fãs tinham ouvido falar até agora. Também ajuda por contar com performances vocais de qualidade por parte de Baker, Ashley Eckstein como Ahsoka Tano e Sam Witwer como Maul. Ajuda também que este é o arco mais emocional da temporada, visto ser o único que engloba os maiores eventos de Revenge of the Sith, desta feita através dos olhos de Ahsoka e Rex (sim, inclusive a ínfame Order 66).

No entanto, e como este se trata do arco final, o elemento visual torna-se ainda mais aparente, com as transições entre episódios e arte visuais a equipararem-se a uma longa-metragem. Tal é o carinho por este arco que o grande confronto do arco teve direito à captura de movimentos. Em baixo podem encontrar o making of desse mesmo combate (spoilers, obviamente!):

O PIOR:

O segundo arco de The Clone Wars deixa bastante a desejar.

Tudo bem, que serve para uma re-introdução a Ahsoka na sua vida após a sua expulsão da Ordem Jedi, e no fim e ao cabo, acaba por justificar a sua presença na Siege of Mandalore.

No entanto, não se pode ignorar o simples facto de este arco não oferecer nada de relevante para Ahsoka ou para a audiência. Enquanto o Bad Batch Arc teve a decência de dar uma espécie de closure na mente de Rex e atirá-lo para o arco final, não se sabe bem o que os produtores pretendiam chegar com este arco. Também não posso ignorar que houve um episódio dedicado neste arco com um final claramente igual ao seu início, o que só mostra a futilidade desse mesmo arco.

Mas numa vista geral, não posso deixar de adorar esta temporada final. Enquanto Rise of Skywalker falhou redondamente em oferecer uma conclusão digna para a Skywalker Saga, The Clone Wars pelo menos conseguiu fechar as portas a Ahsoka e Rex (antes dos seus respetivos regressos em Star Wars Rebels) com chave de ouro.

Podem reler o nosso especial recente sobre a série aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 89 100 1

89%
Average Rating

Depois de cancelamento e um breve regresso, Star Wars: The Clone Wars teve direito a uma temporada final que encerra as histórias de Ahsoka e Rex de forma mais do que satisfatória.

  • 89%

Comments

0 comments on “Star Wars: The Clone Wars – Series Finale – 7ª Temporada

Leave a Reply