Mini-Reviews TV TV

Atlanta’s Missing and Murdered: The Lost Children – Series Finale – 1ª Temporada

Atlanta's Missing and Murdered Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE ATLANTA’S MISSING AND MURDERED: THE LOST CHILDREN!

40 anos se passaram, mas os mediáticos casos de Atlanta continuam a pairar por todo o globo como sendo um dos maiores massacres até aos dias que correm. Envoltas numa neblina de mistério, os casos das crianças, cujas vidas foram removidas cruelmente e friamente, nunca ficaram bem esclarecidos para ninguém.

Atlanta's Missing and Murdered Series Finale

O MELHOR:

Atlanta’s Missing and Murdered: The Lost Children pode ser categorizada como uma mini-série documental old school. É extremamente competente em determinadas áreas, mas revela-se frágil noutras, já que devia ter uma conclusão mais concreta para apaziguar a dor de todas estas famílias destruídas pelos acontecimentos. A quantidade de informação que é conseguida para sustentar as horas de documentário é, de facto, impressionante. As teorias disparam, tal como os cadáveres que vão surgindo em todas as partes da cidade. É incrível, também, que este produto não tenha receio de impressionar as pessoas com as imagens das crianças sem vida. Consegue ser visceral nesta estratégia de choque e da enormidade do caso em si. Estamos a falar de mais de 30 crianças, a quem a vida foi tirada. São tantas que nos recordarmos de todos os seus nomes é impossível. Por vezes, até nos confundimos. Mas Atlanta’s Missing and Murdered é um registo que tenta chegar a um ponto concreto com base em teorias que acabam por não se sustentar a longo prazo.

Quer seja a vossa visão do caso, a minha é simples: Wayne Williams é demasiado credível como culpado (não digo de todos os assassinatos), mas também há a probabilidade de haver mais envolvidos. Nunca deve ser descorada essa opção, já que as idades das vítimas começam a aumentar significativamente à medida que os anos passam. Wayne Williams reúne todas as provas que são consistentes para ser culpado de alguns dos crimes e, disso não há sombra para dúvida. No entanto, o Ku Klux Klan estar envolvido nos restantes, também não seria algo que nos espantasse.

Atlanta's Missing and Murdered Series Finale

Numa cidade onde predomina a pedofilia e onde as crianças passam mais tempo nas ruas do que em casa, a brincar livremente, estão demasiado expostas a que sejam vítimas de predadores sexuais ou de extremistas racistas. Sendo uma cidade predominantemente afro-americana, Atlanta está enclausurada num drama que é alimentado pela quantidade de malícia que abunda nos seus cantos mais recônditos.

Tendo em conta as provas apresentadas, o caráter de Wayne, e o seu álibi extremamente dúbio de quando foi apanhado pela polícia, há algo aqui que, realmente, não bate certo. A desculpa de estar às 3h após um splash num rio (e dois dias depois um cadáver ser recuperado) e alegar que ia ter com alguém ligado a um concurso de talento àquela hora? Sim, Wayne… vou já acreditar. Por norma gosto de manter imparcialidade e esperar que o documentário revisite e apresente novas provas consistentes para determinar a verdade.

Por muito estrategicamente que Atlanta’s Missing and Murdered seja brilhante, falha redondamente em entregar a verdade, levando o espectador a uma “caça aos gambozinos” que não resulta em nenhuma conclusão propriamente viável. Algo que, após 40 anos, seria um conforto para todas as famílias das vítimas.

O PIOR:

Quando Atlanta’s Missing and Murdered começa a explorar a hipótese de o KKK estar envolvido no caso, a insistência em revisitar o horror do extremismo racista não é, de todo, uma opção conclusiva.

Aliás, por algumas coincidências interessantes e, mesmo que haja envolvimento, já passou demasiado tempo para estarmos ainda a viver de coincidências e Atlanta’s Missing and Murdered continua a insistir no racismo como promotor de violência. Sabemos que ele ainda existe, infelizmente. Infelizmente também sabemos que é difícil erradicá-lo. Mas ganhamos sempre mais por não continuarmos a insistir nele. A etnia do assassino não é o que está em questão a não ser que o torne identificável como um claro culpado do crime. Costumo dizer que existe apenas uma raça: a humana. E é aqui que temos de parar com a opressão perante a cor da pele de cada um. Isso não determina quem somos enquanto espécie.

Atlanta's Missing and Murdered Series Finale

No entanto, Atlanta’s Missing and Murdered, por muito que seja extremamente apetrechado de informação, não entrega, no seu final, aquilo que era necessário. Revoltante… no entanto, não deixa de ser uma boa fonte de conhecimento para quem não está familiarizado com o caso. Mas, tal como muitos outros, Atlanta’s Missing and Murdered tinha a missão de ser conclusivo e não circunstancial.

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 70 100 1
70%
Average Rating

The Lost Children é uma mini-série recheada de informação que perde por não chegar a uma conclusão concreta para apaziguar as famílias das imensas vítimas, e torna-se frustrante para o espectador quando não consegue provar com exatidão o que se passou.

  • 70%

Comments