Anime Castlevania TV

Castlevania – Season Finale – 3ª Temporada

Castlevania season finale

PODE CONTER SPOILERS DE CASTLEVANIA!!!

Desde o seu lançamento em 2017, Castlevania tem vindo a provar ser uma das poucas boas adaptações de um videojogo para um ecrã. Toma algumas liberdades com o material de origem, mas mantém-se fiel às suas raízes de forma a poder agradar aos fãs dos jogos. Prova disso pode ser encontrada na receção calorosa das suas duas primeiras temporadas, e foi recente que a Netflix disponibilizou a sua terceira temporada!

Passou-se um mês desde que Drácula foi morto pela mãos de Trevor Belmont (Richard Armitage), Alucard (James Callis) e Sypha (Alejandra Reynoso). Com um mundo cada vez mais espalhado em caos, vários jogadores embarcam em novas aventuras e preparam esquemas.

O MELHOR:

O mundo de Castlevania continua a crescer.

Com uma duração de 10 episódios, esta é, para já, a temporada mais longa que Castlevania nos ofereceu até à data. E embora ofereça alguns pontos menos bons de uma forma geral, existem alguns charmes por encontrar.

Isto permite que várias personagens e partidos embarquem em várias aventuras sem se atrapalharem de uma forma bastante aparente. E acreditem, existe um pouco de tudo por encontrar. Desde Trevor e Sypha a embarcarem numa aventura que nos lembra uma investigação criminal com toques sobrenaturais, até o trajeto de conquista e de auto-descoberta de Isaac (Adetokumboh M’Cormack), passando pelos planos ambiciosos de Carmilla (Jaime Murray) e das suas aliadas… Há de tudo um pouco nesta temporada para investir o nosso tempo.

Tratando-se de uma temporada inédita, temos direito a revisitar algumas caras conhecidas da série, mas também temos espaço mais do que amplo para a introdução de novas caras. A grande maioria delas até é bem conhecida para os amantes do pequeno e grande ecrãs (Jason Isaacs, Navid Negahban e Rila Fukushima são apenas algumas das celebridades presentes nesta temporada), mas há claramente alguns destaques.

Um deles é o misterioso Conde Saint Germain, um mago excêntrico com um arco igualmente cativante e que está decentemente interpretado por Bill Nighy. Sem mencionar que a sua presença e o seu arco pessoal também nos dá algumas dicas para o Bootleg Universe que Adi Shankar, o produtor da série, está a preparar a começar com Devil May Cry. A outra nova entrada reside em Lenore (Jessica Brown Findlay), uma vampira da Côrte de Carmilla e que conta com um estratagema que só começa a fazer sentido no episódio final da temporada.

No que refere aos conceito técnicos, esta temporada de Castlevania equipara-se às anteriores em termos de qualidade, mas há certos momentos em que mostra a vontade de arriscar por parte dos animadores. A segunda metade do sexto episódio e os dois episódios finais ilustram essas mesmas capacidades e vontade de arriscar, dando-nos sequências verdadeiramente alucinantes e espantosas.

O PIOR:

A quantidade de episódios de Castlevania acaba por não lhe favorecer em várias instâncias.

Esta maior duração deu para podermos acompanhar vários trajetos únicos e dar uma espécie de foco nas personagens, mas também mostra um grande trade-off no seu ritmo. Ou seja, até chegarmos aos grandes momentos da temporada, a temporada dedica 80% do seu tempo em momentos que podiam ou ser melhor trabalhados ou melhores.

E com tantos momentos em foco, seria de esperar que houvessem algumas narrativas que sofressem com isso. Um desses casos é o de Alucard, cuja narrativa o encontra a fazer de babysitter para duas aspirantes a caçadores de vampiros e criaturas da noite. Este arco ganha maior força na sua conclusão, atirando o meio-vampiro para um trajeto mais negro, mas para isso tivemos de enfrentar uma colagem de momentos que podiam ter sido descartados ou melhor desenvolvidos.

E isto sem mencionar que o facto de não contar com um vilão central também magoa um pouco a reputação da série. Fica mais do que claro que o espectro de Dracula é inegável durante este trajeto.

Podem ler a nossa crítica à temporada anterior de Castlevania aqui. Entretanto, a série já foi renovada para uma quarta temporada.

Estado da série: RENOVADA

0 79 100 1

79%
Average Rating

Apesar da ausência de um oponente central e uma falta de ritmo, Castlevania continua a mostrar os seus dotes sangrentos para mais uma temporada pesada.

  • 79%

Comments