Mini-Reviews TV TV

Upload – Season Finale – 1ª Temporada

Upload Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE UPLOAD!

A nova série do criador de The Office e Parks and Recreation chegou e, embora seja muito divertida, há certas coisas que falharam. Upload acompanha a viagem de Nathan que, após ter um acidente muito estranho, consente em preservar as suas memórias e mente ao fazer um upload para um meio tecnológico onde poderá viver em plenitude a sua afterlife.

Upload Season Finale

O MELHOR:

Upload é, em alguns níveis, bastante impressionante.

A narrativa é adorável e a nível técnico a Amazon não teve medo. Todo o worldbuilding é extremamente cativante, já que a combinação da tecnologia de ponta, com um recheio boa disposição e romance, tornam a premissa de Upload apetecível para qualquer um.

A maioria das personagens é também competente, construindo em torno do protagonista Robbie Amell um leque de oportunidades que são exploradas com calma e, todas elas, poderão ser ainda melhor desenvolvidas nas seguintes temporadas, caso a série seja renovada.

Há uma doçura bonita ao contar a história e no progresso de Nathan enquanto ser humano que se torna contagiante, bem como a de Nora (que é o seu “Anjo da Guarda” no universo de Upload). O duo tem uma química excelente e Upload ganha vida através dos mesmos.

Upload Season Finale

O PIOR:

Apesar de Upload ser extremamente interessante, há algo que sentimos que falta.

O humor de Greg Daniels parece desvanecer e é sobreposto pelos conceitos românticos e dramáticos da condição de Nathan. Obviamente que seriam necessários para a história fazer sentido, mas falta aquele humor satírico sem pudor, aquela audácia do estilo mockumentary.

Entende-se que Daniels queira fugir do seu registo normal, mas é precisamente aqui que ele foi pioneiro e nos trouxe algumas das melhores comédias da televisão até hoje. Upload é impressionante em termos de construção de um novo mundo, mas falha (e muito) em permitir aos atores que tenham liberdade para serem espontâneos. Em vez de seguirem diretamente pela via romântica, os argumentistas poderiam (e deviam!) optar por explorar o Upload num tom mais ligeiro e mais divertido, tal como em The Good Place ou até mesmo After Life.

Há toda uma veia satírica por explorar e apostar mais na vertente dramática banaliza muito Upload, ainda que não a prejudique na sua totalidade. Apesar disto, Upload construiu bem os seus alicerces e o seu mote é ainda assim recomendável a todos os que quiserem um serão agradável num novo mundo que ainda não conheceram. Espero apenas que a série melhore em termos humorísticos ou irá, quase que certamente, entrar na via de telenovela e nós dessas, já temos muitas.

Upload Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 71 100 1

71%
Average Rating

Upload é uma aposta muito interessante e invulgar do criador Greg Daniels, ainda que poderia adotar um tom bem mais divertido e ao estilo das suas obras anteriores de televisão em vez de procurar ser o romance cliché que já estamos habituados.

  • 71%

Comments