Cinema Críticas

Crítica: The Lodge (2019)

The Lodge Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE LODGE!

Os realizadores de Goodnight Mommy iniciam a sua carreira no cinema norte-americano e entregam-nos The Lodge, uma obra de terror que não consegue chegar a um sítio concreto. A história concentra-se em Aidan e Mia que, após o suicídio da mãe, descobrem que o pai está a planear casar novamente com uma jovem que sobreviveu a um massacre de um culto. Ao passarem férias juntos, Grace começa a revelar comportamentos estranhos que derivam do seu passado trágico.

The Lodge Critica de Cinema

Apesar das performances agradáveis, The Lodge não consegue ser coerente no desenvolvimento da sua narrativa. Procura recuperar o carisma de Goodnight Mommy, ao mesmo tempo que tenta assimilar-se a The Others. Esta amálgama até podia correr bem, não fosse a história insistir apenas em atmosfera e pouco a entregar ao espectador respostas para o que está a ver. A verdade é que o filme é lento (e isso não é particularmente mau) até atingir o seu clímax. O grande problema reside mesmo nas tentativas frustradas de ludibriar o público para o que é real e o que não.

Com isto, mesmo que Riley Keough, Richard Armitage e os pequenos Jaeden Martell e Lia McHugh se esforcem para trazer realismo, o argumento não consegue sustentar uma premissa convincente nem causar impacto para que fiquemos verdadeiramente assustados. Há alguns aspetos técnicos interessantes, nomeadamente a fotografia e o cenário desolado que contribui para uma melancolia que, no contexto do filme, surge como um medo primário. Tal como o isolamento… no entanto, a narrativa simples não “encaixa” em nada coerente.

The Lodge Critica de Cinema

The Lodge tem elementos bons, mas prefere ser mais do que aquilo que pode. Ou melhor, se fosse mais linear e tivesse um enredo mais credível, talvez teria o impacto que pretenderia alcançar. Se, em Goodnight Mommy, os twists ajudam a melhorar o suspense, em The Lodge o suspense é criado sem uma grande justificação. Simplesmente torna-se confuso e os realizadores fazem-nos saltitar constantemente numa opinião do que realmente se está a passar durante a película.

É pena, dado que me tornei um fã de Goodnight Mommy. The Lodge prometia muito mas entregou muito pouco e uma história já cliché não justifica o “terror” que o filme pretende ilustrar. Não é terrível mas é incompetente em trazer os elementos necessários para nos sintamos com receio e compromete a génese por não ser coerente com o que quer transmitir ao seu público.

The Lodge Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: The Lodge

Título Original: The Lodge

Realização: Severin Fiala & Veronika Franz

Elenco: Richard Armitage, Riley Keough, Jaeden Martell, Lia McHugh, Alicia Silverstone.

Duração: 108 min.

Trailer | The Lodge

Comments