Cinema Críticas

Crítica: The Assistant (2019)

The Assistant Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE ASSISTANT!

Jane é uma secretária para um poderoso empresário e esta é a história da sua rotina que está envolta em ser menosprezada e desvalorizada, seja pelos seus empregadores, como pelos seus colegas. Jane é a personificação de alguém sem voz, estagnada num trabalho que não lhe traz raízes, nem a torna mais produtiva intelectualmente.

The Assistant é um filme que poderia ser algo mais do que é. Kitty Green, entende a sensibilidade da personagem e é fácil de perceber as suas motivações na realização do filme. No entanto, a simplicidade em si não chega para criar um mote com mais substância. Na verdade, The Assistant é um pouco irrelevante, apesar de querer transparecer extamente o oposto.

The Assistant Critica de Cinema

Julia Garner é incrível e, para os fãs de Ozark e The Americans, este rosto é mesmo um a não perder de vista. Mesmo que o filme não faça jus ao que pretende ilustrar, Garner é absolutamente maravilhosa e conduz o filme com uma melancolia que se infiltra na nossa corrente sanguínea enquanto o vemos.

Mas o problema maior é que The Assistant não tem elementos suficientes que proporcionem uma abordagem mais ampla da vida da protagonista e acaba por perder a noção de que são necessários alguns aspetos para tornar o filme ainda mais especial. Sente-se que é um capítulo apenas de algo que ainda não sabemos. Assim que termina, paira uma estranha sensação de insatisfação. É clara a intenção, mas precisamos de uma experiência que implique uma maior consciencialização do problema.

Insatisfação laboral ou frustração social dentro do meio do trabalho todos nós inevitavelmente sentimos. Injustiças são mais que comuns, mas todas elas precisam de ser avaliadas e The Assistant tinha essa função e torna-se demasiado simplista quando não devia. A verdade é que Garner é precisamente o foco que faz com que The Assistant seja um produto viável, que tenha as intenções corretas, mas que não consegue entregar ao público algo mais produtivo.

The Assistant Critica de Cinema

Apesar de tudo, fica aqui o elogio a Julia Garner e à sua soberba prestação, mais uma de muitas para uma carreira que está na direção certa.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Assistente

Título Original: The Assistant

Realização: Kitty Green

Elenco: Julia Garner, Matthew Macfadyen, Makenzie Leigh, Kristine Froseth.

Duração: 87 min.

Trailer | The Assistant

Comments