Mini-Reviews TV TV

Will & Grace – Series Finale – 11ª Temporada

Will & Grace series finale

PODE CONTER SPOILERS DE WILL & GRACE!!!

2020 está a revelar-se como um ano “inesquecível”, em ambos sentidos da palavra. Não bastava o mundo estar a enfrentar uma das piores epidemias de sempre, este também é o ano em que teremos de despedir de várias séries que marcaram as nossas experiências pessoais. Will & Grace é um desses casos, com os fãs da série a terem de se despedir do quarteto maravilha pela segunda vez!

Esta segunda parte da temporada arranca um pouco depois dos eventos do quinto episódio, The Grief Panda, com Will (Eric McCormack) e Grace (Debra Messing) investidos em iniciarem as suas famílias mono-parentais. Pelo meio, este duo, juntamente com Jack (Sean Hayes) e Karen (Megan Mullally), vão enfrentando algumas peripécias pelo caminho.

O MELHOR:

Bem, valendo o que vale, Will & Grace teve direito a um final decente.

Quando se tem sitcoms ultra-populares como Friends, How I Met Your Mother ou The Big Bang Theory frescos na memória, torna-se um bocado complicado encontrar um lugar nos nossos corações para esta série. No entanto, isso não impede que Will & Grace nos agracie com uma reta final comovente para os poucos fãs resistentes da série.

E o trajeto para lá decerto que possui alguns elementos vencedores. Temos o exemplo do humor que, apesar de não ter necessariamente a mesma força que antes, sai a beneficiar de uma escrita bem inteligente. Já para não falar de conseguir balançar o elemento do humor com alguns temas mais sérios. Claro que esses mesmos elementos podem não ter o mesmo poder que outras séries rivais (especialmente no que toma aos temos mais socialmente relevantes), mas não deixa de servir como uma forma de fortalecer os laços do quarteto central.

E de facto, o quarteto composto por McCormack, Messing, Hayes e Mullally conseguem sempre arrancar-nos algumas valentes gargalhadas, mas também tem momentos em que o grupo vos vai levar às lágrimas, em mais do que uma ocasião.

Como já se torna habitual numa sitcom, Will & Grace conta também com algumas presenças especiais que vão aparecendo de forma generosa. Alguns já são bem conhecidos para os fãs da série, como Minnie Driver ou Molly Shannon, mas também inclui algumas caras novas como Demi Lovato, Joel McHale ou Billie Lourd, e todos eles trazem algo que os tornam únicos nesta travessia.

Claro que nem todos os episódios funcionam muito bem, mas tenho de ressaltar dois que merecem a atenção dos fãs. Um deles é o episódio final, claro, muito por servir como um ponto final para as narrativas do quarteto principal, atirando-os para territórios desconhecidos, mas que não iremos acompanhar mais. O outro é o antepenúltimo episódio, We Love Lucy, que não só rompe com a fórmula a que nos habituámos a testemunhar, mas também serve de uma espécie de homenagem para as comédias de antigamente, desde o guarda-roupa antiquado até ao facto de ser filmado a preto-e-branco.

O PIOR:

Em retrospetiva, será que este revival de Will & Grace terá sido mesmo necessário?

Não descurando o final, que permitiu dar um desfecho às rotas das personagens centrais, claro, mas fica a ideia de que este final tem várias semelhanças com tantas outras. É impossível não olhar para a última imagem do apartamento central completamente vazio e ter flashbacks do final de Friends, por exemplo.

E depois tem um elemento que também me deixa conflito: Will & Grace já teve um final assim. Se bem se recordam, este revival teve lugar anos depois do desfecho da sua oitava, e esse mesmo desfecho foi relativamente feliz… Até ser desmascarado como um “sonho” aquando do revival. Portanto, fica a dúvida subjetiva se estas três temporadas terão valido mesmo a pena, se o destino traçado é praticamente o mesmo, tirando uma ou outra mudança.

Este revival de Will & Grace foi claramente pensado de fãs para fãs, e a equipa técnica esteve de parabéns, dando-nos uma despedida emocional pelo caminho. No entanto, ficará para sempre a questão: valeu a pena este trajeto todo?

Podem ler a nossa crítica anterior de Will & Grace aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 73 100 1

73%
Average Rating

É com esta temporada amena, mas com claro impacto na sua reta final, que Will & Grace chega ao fim. Pela segunda vez!

  • 73%

Comments