Cinema Críticas

Crítica: Extraction (2020)

Extraction Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE EXTRACTION!

Ora bem, Chris Hemsworth regressa à ação, num filme repleto produzido pelos irmãos Russo, responsáveis pelos últimos filmes de grande calibre da Marvel. Extraction acompanha Tyler, um mercenário, que é recrutado para resgatar um jovem de 14 anos que foi raptado como que um ajuste de contas entre dos gangues rivais nas ruas de Bombaim. Como se pode esperar sem saber muito do filme até agora, nada é tão fácil quanto isso, e Tyler desenvolve alguns laços com o jovem, ao ponto de o continuar a salvar, mesmo sendo aparentemente uma missão-suicida.

Extraction Critica de Cinema

A fórmula já é cliché, tão cliché que podia dizer tudo o que de banal Extraction tem na sua história, mas não consigo. Na linha de ação como Léon ou Man on Fire, Extraction é absolutamente vertiginoso, non-stop, carregado de emoção e de adrenalina. É um filme simples, mas que brinca com a câmara constantemente e aproveita o meio circundante para entregar ao público algumas das sequências mais vibrantes de ação do ano.

E Chris Hemsworth é mesmo o ator indicado. Indicado porque absorve o estilo noir quer de Jean Reno, quer de Denzel Washington nas obras referidas anteriormente do género, que o espectador torna-se inteiramente ligado a ele. Quase que nós próprios nos sentimos “protegidos” pela personagem no meio de tantas explosões e tiroteios. O trabalho físico do mesmo é extraordinário e a a realização de Sam Hargrave nunca perde o foco. É como estarmos a ver uma versão recente (e nostálgica) de um dos clássicos de ação de Tony Scott.

Há claramente uma sobreposição da ação visual sobre a história. Mas, honestamente, já teríamos ideia que Extraction não iria primar pela sua narrativa complexa ou densa. É simples, mas tem o carisma que é necessário para nos manter cativados e gosto de ver que Hemsworth não cai (muito menos assenta) naquele estilo de personagem à lá Vin Diesel, ou Chuck Norris, Steven Seagal, ou por aí fora. A sua prestação é credível e prende-nos instantaneamente.

Extraction Critica de Cinema

Não só é o trabalho de câmara surpreendente, como toda a tecnicidade de Extraction eleva o filme a uma fasquia que vai deliciar todos os fãs de um bom filme de ação. Podem dizer, claro, que estou a exagerar. Se calhar estou, mas já não vibrava com um filme de ação deste género há algum tempo e sinto-me feliz por saber que ainda é possível criar algo sem parecer fútil ou superficial dentro do género. Por me recuperar essa esperança, Extraction merece ser recompensado.

Extraction Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Extração

Título Original: Extraction

Realização: Sam Hargrave

Elenco: Chris Hemsworth, Golshifteh Farahani, David Harbour, Rudhkrash Jaiswal, Randeep Hooda, Pankaj Tripathi.

Duração: 116 min.

Trailer | Extraction

Comments