Cinema Críticas

Crítica: The Willoughbys (2020)

The Willoughbys Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE WILLOUGHBYS!

O novo filme animado da Netflix é uma paródia sobre a adoção e neglicência parental. É uma história que acompanha os irmãos Willoughbys numa tentativa de se livrarem dos seus pais egoístas e intragáveis, enviando-nos numa viagem sem regresso. O problema é que, para evitarem ficarem órfãos, precisam de os recuperar, mas muitas surpresas os esperam pelo caminho.

The Willoughbys Critica de Cinema

The Willoughbys é um filme animado difícil de digerir. Tem alguns aspetos muito interessantes, mas outros demasiado ambíguos e que não funcionam inteiramente bem como um filme de animação dedicado “à família”. Em termos visuais, The Willoughbys é bastante adorável, mas em termos morais é demasiado condenável. Ou melhor, condenável pode ser uma palavra demasiado forte, mas não consigo encontrar melhor termo. Vai ser difícil explicar, mas vou tentar ao máximo.

The Willoughbys é um filme de animação que vai contra o propósito dos filmes de animação. E com isto diga-se: um filme para toda a família. Se há algo que os pequenos do filme não têm claramente é boa responsabilidade e conduta parental. Por um lado, isto foge do típico cliché, o que pode ser interessante de explorar. No entanto, acho um pouco bizarra a forma como a história é levada como um conto de crianças travessas que são deixadas à fome, torturadas pelos pais e, inclusive, forçadas a terem de ficar trancadas num fosso de carvão sem qualquer direito a comida ou água. Isto não é anormal na realidade, mas The Willoughbys torna-se um pouco agressivo demais para ser exibido para crianças, porque os casos de uns não têm de ilustrar a situação dos outros.

The Willoughbys Critica de Cinema

É uma dicotomia interessante ao mesmo tempo que se torna ligeiramente imprópria para o consumo dos mais novos. Levanta questões certamente importantes, e representa uma realidade que, em animação, causa um impacto muito conflituoso nos mais pequenos que virem o filme. Talvez The Willoughbys seja mais recomendável para os mais adultos, numa tentativa de os elucidar que nem todos sabem ser bons pais e que há sempre esperança para encontrar uma família. O sangue, como sabemos, não é sinónimo de família se não somos tratados como tal.

Com uma narração adorável e bastante envolvente de Ricky Gervais, The Willoughbys tem umas personagens carismáticas, mas uma história que é frágil e transcende alguma credibilidade com o avançar do tempo. É moralmente ambíguo, como referido anteriormente, e não tem força suficiente a longo prazo para encontrar firmeza na construção da sua narrativa.

Portanto, apesar da intenção, não há motivos para considerar este produto animado como algo memorável e/ou adequado às crianças por todo o mundo, ainda que procure romper com clichés.

The Willoughbys Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Willoughbys

Título Original: The Willoughbys

Realização: Kris Pearn

Elenco: Will Forte, Maya Rudolph, Alessia Clara, Terry Crews, Martin Short, Jane Krakowski, Sean Cullen, Ricky Gervais.

Duração: 90 min.

Trailer | The Willoughbys

Comments