Cinema Críticas

Crítica: Tigertail (2020)

Tigertail Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE TIGERTAIL!

Um jovem taiwanês tenta seguir o seu sonho de ir para os EUA, depois de muitos anos a viver e a trabalhar em condições pouco apelativas no seu país. Mas, ir para a América revela-se uma tarefa mais difícil do que se espera, não só em termos culturais e sociais, mas também nostalgia e pela saudade, pelos sonhos que ficaram inacabados.

Tigertail Critica de Cinema

Tigertail é um filme bonito. É bonito, mas podia ser ainda mais bonito. Alan Yang traz-nos este breve conto de emigração que tem o coração no sítio certo, e as intenções são magistrais, mas fica a “saber a pouco”. Sente-se que Tigertail podia ter ido mais além e explorar mais dificuldades do que se focar inteiramente no seu protagonista. A questão aqui prende-se um pouco por o filme não conseguir fazer uma exploração equilibrada entre o passado e o presente e deixa muitas linhas de história pouco desenvolvidas.

No entanto, há certos aspetos de Tigertail que me conquistaram, especialmente a amargura de deixar o amor para trás e ser forçado a ter de casar com alguém que não se ama, apenas para assegurar que o sonho prevaleça. É difícil digerirmos isto. Prefiro dizer que os sonhos são concretizados com maior felicidade se forem partilhados com os que amamos. Mas tenho consciência que nem sempre é possível, seja por objetivos diferentes de vida ou ambições distintas, seja pelas circunstâncias da vida, como é o caso de Tigertail. Gosto destas reflexões dentro do cinema, tal como La La Land me deixou a pensar sobre o caso.

Tigertail Critica de Cinema

Mas, parecendo que não, é pena que Tigertail não consiga superar as suas boas intenções e torna-se ligeiramente egoísta, ofuscando as personagens secundárias para enaltecer a viagem do jovem Pin-Jui, quando todos os restantes mereciam expor também as dificuldades que passaram, seja pelo abandono do país natal, ou da integração nos EUA. Sente-se que podia ter ido um pouco mais além. Alan Yang é um cineasta interessante, e está a progredir, fugindo um pouco do registo televisivo e focando-se nas suas origens.

A banda-sonora é, também ela, um dos aspetos mais positivos de Tigertail. Mas não chegam para elevar o filme a um estatuto superior. Ainda que de boas intenções, Tigertail é simples, adorável, mas não chega a ser tocante nem surpreendente.

Tigertail Critica de Cinema
Pin-Ju (Hong-Chi Lee) and Yuan (Yo-Hsing Fang) in the Netflix release Tigertail.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Tigertail

Título Original: Tigertail

Realização: Alan Yang

Elenco: Tzi Ma, Christine Ko, Fiona Fu, Joan Chen, Hong-Chi Lee, Kunjue Li, Raymond Ma, James Saito.

Duração: 91 min.

Trailer | Tigertail

Comments