Cinema Críticas

Crítica: A Beautiful Day in the Neighborhood (2019)

A Beautiful Day in the Neighborhood

A Beautiful Day in the Neighborhood, baseado em factos verídicos apresenta-nos a história de uma amizade sincera e inesperada entre duas pessoas tão diferentes.

Mr. Rogers para quem nunca ouviu falar é uma personagem/figura muito querida dos norte americanos. Apresentador de um programa televisivo, com as crianças como o maior público alvo, era admirado e querido por muitos. Se não conhecerem, aconselho a que procurem uns vídeos e se deixem encantar pelo carisma que consegue emanar dele só pela simplicidade e humildade.

A Beautiful Day in the Neighborhood

Tom Hanks, sabia que não teria tarefa fácil ao interpretar tal personagem querida. Mas crédito tem que ser dado a quem o merece, ele, não sendo surpresa, está genial no papel. Logo nos instantes iniciais e desculpem o spoiler, parece que nos fala diretamente a cada um de nós. Que naquele momento em que começa o seu discurso, não é um monólogo, parece que ele nos olha nos olhos e nos fala logo ao coração. É de tal maneira cativante que nos sentimos como que aconchegados para ouvir uma história, como que se fossemos novamente crianças e os nossos pais nos estavam a aconchegar para dormir.

É impressionante como Hanks não só incorporou as entoações, padrões de voz e de postura, como acima de tudo a essência de Fred Rogers, aquela complexidade e ao mesmo tempo simplicidade.

No entanto, para que Hanks pudesse ter um papel tão forte, o mérito também esteve com que dividiu com ele as cenas, principalmente Matthew Rhys. Em nenhum momento Rhys, ficou aquém da genialidade do seu companheiro de cena, a bonita relação de amizade que se vai desenvolvendo é real, palpável. É numa amizade improvável entre a personagem de televisão e um jornalista que se desenrola verdadeiramente tudo o que o filme quer mostrar.

A Beautiful Day in the Neighborhood

Contudo, não é fácil definir A Beautiful Day in the Neighborhood, ao mesmo tempo que é um filme doce, é um filme ousado na forma como constrói a sua narrativa. Nem todos vão apreciar o que a realizadora Marielle Heller fez de diferente. Os temas são de adultos, mas ao mesmo tempo, são de todas as infâncias e a forma como crescemos tendo em conta essas mesmas fases das nossas vidas.

 

Resiliência, aceitação, perdão, são temas que são abordados no filme, nada que não fosse feito pelo próprio Mr. Rogers ao longo dos anos. De forma carinhosa, como quase ninguém, ele tocava em temas orientados para os adultos e os apresentava às crianças. O filme não foge a esses mesmos temas mas fá-lo de forma a que não se perca a realidade da vida, na sua dualidade, os tempos duros e leves, as tempestades e bonanças e em tudo o que faz de nós sermos humanos e simplesmente vivermos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Um Amigo Extraordinário

Título Original: A Beautiful Day in the Neighborhood

Realização:  Marielle Heller

Elenco: Tom HanksMatthew RhysChris Cooper, Susan Kelechi Watson, Enrico Colantoni

Duração: 109 minutos

Trailer | A Beautiful Day in the Neighborhood

 

Comments