Cinema Críticas

Crítica: 7. Yedinci Kogustaki Mucize (Miracle in Cell no. 7) (2019)

Yedinci Kogustaki Mucize Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE YEDINCI KOGUSTAKI MUCIZE!

Agora que podemos ficar em casa e saborear o melhor da arte, há um adorável filme que não passou ao lado dos subscritores da Netflix: Yedinci Kogustaki Mucize. Este é o conto de Memo e da sua filha Ova. Uma história de amor que é já um clássico instantâneo. Sendo um remake dum filme sul coreano do mesmo nome, a película acompanha esta relação maravilhosa até que Memo (que tem uma incapacidade mental) é acusado injustamente por um suposto homicídio que não cometeu e é sentenciado à pena de morte.

Yedinci Kogustaki Mucize Critica de Cinema

Yedinci Kogustaki Mucize é tão bonito quanto é poderoso. É aquele serão que precisávamos nesta época de tristeza. É um conto que nos dá esperança, que nos faz acreditar na vida e na parte mais bonita dela. Proveniente da Turquia, a doçura de Yedinci Kogustaki Mucize reside precisamente no carinho que vamos nutrindo gradualmente pelas personagens e age também como um conto de redenção. Ainda que os atores não sejam soberbos (e isso confere infelizmente uma breve superficialidade ao filme), é pelas motivações simples e puras dos intervenientes que nos vamos esquecendo dos defeitos mais óbvios.

Tocante e de filmagem simples, Yedinci Kogustaki Mucize age como um veículo para canalizar a emoção de I Am Sam (ainda que este seja superior) e adiciona um travo de The Shawshank Redemption, culminando numa encantadora fábula que vai obrigar todos a gastarem os lenços e também todos os rolos de papel higiénico que esgotaram dos supermercados.  Ao juntar o melhor destes dois mundos, Yedinci Kogustaki Mucize torna-se uma pérola do cinema internacional e, graças à Netflix está a ter a visibilidade que merece.

Yedinci Kogustaki Mucize Critica de Cinema

É por estas pequenas surpresas que a quarentena se torna mais tolerável e me faz esquecer de todos os horrores da espécie humana, porque onde há esperança, também há humanidade. Absorvendo isto, apesar do filme não ter atores de calibre, nem de possuir uma realização magnífica, é na calma refleção sobre o valor mais humano de todos, o amor, que atinge o coração e a alma de todos os que o visualizaram.

E fico contente por este “passa a palavra”. Se precisamos de voltar a acreditar em nós nesta altura, talvez este filme seja o essencial. E, para terminar, basta dizer LINGO LINGO que todos os que viram o filme irão perceber. Se pudesse acrescentar aqui um emoticon de um coração, fá-lo-ia. Mas fico-me pela intenção.

Yedinci Kogustaki Mucize Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Milagre da Cela 7

Título Original: Yedinci Kogustaki Mucize

Realização: Mehmet Ada Öztekin

Elenco: Aras Bulut Iynemli, Nisa Sofiya Aksongur, Deniz Baysal, Celile Toyon Uysal, Ilker Aksum, Mesut Akusta.

Duração: 132 min.

Trailer | Yedinci Kogustaki Mucize

Comments