Cinema Críticas

Crítica: The Other Lamb (2019)

The Other Lamb Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE OTHER LAMB!

Okay… desta não esperava! Apresento-vos o filme que irá certamente dividir o mundo em termos opinativos. É um filme de difícil digestão e que pode dar origem a inúmeras interpretações. The Other Lamb é um conto de horror que absorve a mensagem de The Handmaid’s Tale e eleva o culto a um patamar diferente.

The Other Lamb Critica de Cinema

Selah é uma jovem que cresceu num culto exclusivamente feminino, liderado por um “pastor” que transmite a sua “sabedoria” para as manipular a permanecer sobre a sua alçada. Obviamente que Selah começa a questionar esta doutrina que conheceu desde que nasceu e o resultado possui consequências graves para todos os que fazem parte do seu dia-a-dia.

The Other Lamb, na minha humilde opinião, é um filme extremamente competente. Não é, de todo, original, mas a sua mensagem é transmitida de forma contemplativa, onde o horror assume o rosto do abuso. Não é um filme que seja de fácil digestão, especialmente para a comunidade feminista que tem de ver as mulheres como objeto sexual e nada mais, vítimas de uma lavagem cerebral machista e calculista. Mas, a meu ver, o filme consegue desviar-se dessa conotação tão prática e direta rechear-se de metáforas e conotações interessantes.

Mesmo não sendo uma peça com uma temática fresca, The Other Lamb conta com prestações soberbas e um visual extremamente eficaz em ilustrar as consequências físicas e, acima de tudo, morais. Michiel Huisman está bastante bem, enquanto que as restantes atrizes (sendo elas novatas na sua maioria) conseguem agarrar a duração com firmeza. Há aqui um fator importante: o abuso é provavelmente uma das mais arrepiantes (e muitas vezes menosprezadas) expressões de horror. The Other Lamb aproveita bastante bem esta ligação. Não é um filme sobre feminismo, nem é um filme anti-feminista. É simplesmente um filme que pretende expor com clareza a opressão machista e realçar a inocência de quem foi forçado e subjugado a viver uma vida de constante veneração do homem enquanto ser físico e intelectual.

The Other Lamb Critica de Cinema

É também uma forte crítica religiosa e de como a manipulação extrema age como o “lobo e o rebanho de ovelhas”. Estas metáforas tão boas tornam The Other Lamb um filme de terror intenso, sem cair em pretensiosismos. Não quer dizer que a história tomou sempre o rumo certo e o facto de ser tão controverso vai prejudicar a mensagem primária que tenta transmitir porque muitos irão pensar que os eventos eram facilmente alteráveis. Não vejo isso dessa forma e acho que The Other Lamb é um filme que cumpre o seu propósito.

Controverso, mas com uma filmagem bela e momentos de tensão interessantes, The Other Lamb pode não ficar marcado na história do cinema, mas é certamente um filme competente em mostrar os horrores do abuso.

The Other Lamb Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Outro Cordeiro

Título Original: The Other Lamb

Realização: Malgorzata Szumowska

Elenco: Michiel Huisman, Raffey Cassidy, Denise Gough, Eve Connolly, Kelly Campbell, Isabelle Connolly.

Duração: 97 min.

Trailer | The Other Lamb

Comments