Anime TV

My Hero Academia – Season Finale – 4ª Temporada

My Hero Academia season finale

PODE CONTER SPOILERS DE MY HERO ACADEMIA!!!

É inegável que os super-heróis tomaram de assalto tudo o que compõe os medias. É fácil lembrarmos da velha rivalidade entre a DC e a Marvel, tanto no grande como no pequeno ecrãs. Dito isto, este género popular tem tomado os ecrãs japonês de assalto, com resultados diferentes, mas eficazes. One Punch Man é um serão bem passado, cortesia de um maior foco no humor e no exagero. E depois temos este My Hero Academia, uma série que acompanha a nova geração de heróis e que se tem mantido consistente desde a sua estreia. Cada nova temporada consegue ofuscar as anteriores, não só pelo “espetáculo” visual a nós fornecido, mas também pelos temas neles retratados. E esta temporada não é exceção!

(De notar que, como esta temporada está dividida em dois arcos narrativos diferentes, a estrutura desta crítica também será diferente, com cada parte focada em cada um dos arcos. Dito isto, esta temporada está dividida entre a Shie Hassaikai Arc e a U.A. School Festival Arc).

SHIE HASSAIKAI ARC

My Hero Academia season finale
Overhaul enters the scene!

My Hero Academia não é estranha ao conceder-nos arcos narrativos mais pesados do que o esperado. E é isso mesmo que nos proporciona com este arco, conhecido pelos fãs como o Overhaul Arc.

Como parte da Rise of Villains Saga, este arco coloca um maior destaque nos vilões, mas não descurando a camada heróica da série. Claro que a série pode focar-se nos jovens heróis e nas suas relações interpessoais conforme vão tornando-se mais poderosos, mas também não descura uma exploração de como os heróis moldaram esta sociedade hipotética.

A temporada anterior testemunhou a reforma de All Might, o Símbolo da Paz, deixando um vácuo e uma grande dúvida. Este arco explora um pouco mais o submundo do crime, mas não avança muito com os planos nefastos da League of Villains. Em vez disso, foca-se num sindicato de yakuzas, neste caso, o Shie Hassaikai.

My Hero Academia season finale

Este arco permitiu-nos ver como a veia do crime organizado tem subsistido numa sociedade claramente influenciada por heróis e vilões, e não deixa de apresentar algumas questões bem pertinentes e que decerto não passarão ao lado durante as próximas aventuras, tanto do anime como do manga.

Um novo arco narrativo traz com ele novas caras, e uma das mais esperadas era precisamente Kai Chisaki, também conhecido como Overhaul. Embora as suas motivações não sejam necessariamente as mais profundas, este não deixa de se apresentar como um adversário à altura dos heróis. Se não for por causa da sua perspetiva negativista sobre a sociedade em seu redor, que seja pelo seu Quirk, um dos mais aterradores que a série nos apresentou até agora. Também temos direito à apresentação da adorável Eri, mas no fim e ao cabo, esta acaba relegada como uma espécie de motivadora para os vários heróis, com Deku e Lemillion em particular.

My Hero Academia season finaleMy Hero Academia season finaleDeku pode fazer parte da narrativa principal e ainda protagoniza alguns dos momentos mais marcantes da temporada, mas este arco também ajuda a explorar alguns dos membros da faixa heróica. Temos o caso de Eijiro Karishima (Red Riot), mas o grande vencedor é, sem dúvida, Mirio Togata. O personagem pode ter aberto o apetite quando apareceu brevemente na temporada anterior, mas este arco colocou nele o seu devido destaque. Embora o trajeto dele fique pautado pela tragédia, acabamos por encontrar um novo fan favorite na série.

Em suma, o Shie Hassaikai Arc traz elementos mais negros para My Hero Academia. Claro que fica pautado pelos seus momentos mais épicos e uma boa caracterização dos seus personagens principais, mas não deixa de dar o que pensar, especialmente no que toca ao funcionamento de uma sociedade que, embora aparentemente idílica, conta com bastantes falhas.

U.A. SCHOOL FESTIVAL ARC

My Hero Academia season finale

Em comparação, este arco não podia ser mais diferente! Este arco narrativo pode não ser visto como não essencial, uma vez que testemunhamos os estudantes da U.A. a prepararem um festival interno para aliviar o stress, mas não deixa de ser adorável na sua conceção. O facto de “resgatar” Eri do arco anterior e dar um certo nível de “urgência” dá um resquício de “risco” para este arco que não se deve levar tão a sério.

Claro que ainda fica pautado por alguns espaços dedicados para melhor desenvolver alguns dos personagens centrais – e alguns membros do elenco secundário – mas no geral, este é um arco narrativo mais light.

My Hero Academia season finale

E com um arco mais light, também temos direito a um par de vilões igualmente light. Neste caso, My Hero Academia apresenta-nos a Gentle Criminal e La Brava, uma dupla que buscam fama e reconhecimento através dos vídeos elaborados a cada crime cometido. Esta é uma dupla que, inicialmente, não levaríamos tão a sério, mas é claro que a reta final do arco deixa-nos com algumas surpresas que acabam por humanizar este duo carismático.

De mencionar que o final da temporada deixa-nos também com um mini-arco focado em Endeavor, agora como o Herói Nº1 do Japão. Este mini-arco não só ilustram uma espécie de mudança há muito esperada pelos fãs do herói flamejante, mas também dá-nos um primeiro olhar ao misterioso Hawks, e considerando que ambos vão ter papéis relevantes no futuro de My Hero Academia, esta dinâmica era bem desejada.

EM SUMA:

My Hero Academia torna a surpreender pela positiva pela quarta vez consecutiva. Os dois arcos narrativos não podiam ser tão diferentes entre si, mas numa vista geral, volta a oferecer-nos mais dos ingredientes a que nos habituámos, mas também ajuda a crescer. Pode contar com ideias um pouco mais maduras do que antes visto, mas não deixa de nos encher o coração ou espezinhá-lo em mil bocados. E numa era em que One Punch Man desiludiu bastante, My Hero Academia permanece como uma clara alternativa para os amantes da indústria animé.

E não se preocupem, a série terá direito a uma quinta temporada!

Podem ler outras das nossas Críticas de Animes aqui.

Estado da série: RENOVADA

0 87 100 1
87%
Average Rating

My Hero Academia regressou para a sua quarta temporada e torna a exceder as nossas expectativas pessoais!

  • Shie Hassaikai Arc
    94%
  • U.A. School Festival Arc
    80%

Comments