Cinema Críticas

Crítica: Elephant (2020)

Elephant Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE ELEPHANT!

Ora bem… Elephant, tal como o nome indica, acompanha uma família de elefantes africanos e na sua árdua viagem pelo deserto do Kalahari em busca de comida e água, quando o delta do Okavango seca. É uma viagem anual de migração espantosa, ainda que este documentário, narrado pela realeza (ou não) Meghan Markle, não consiga trazer absolutamente nada de nova ao contexto.

Elephant Critica de Cinema

É o que dá não haver David Attenborough a narrar… estou a brincar, claro. Longe de mim querer insultar a família real… Mas a verdade é que Elephant é demasiado infantil, demasiado banal e, embora tenha momentos muito bons e seja adorável em toda a sua génese, é pobre em transmitir alguma informação que o público já não conheça.

O problema com estes documentários é que nós não conseguimos resistir à sua doce mensagem. É quase como um déjà vu de A Marcha dos Pinguins. Uma história bonita e querida mas que não passa disso. Aliás, o maior problema é já repetir imensas vezes neste registo os mesmos animais. Sente-se que tanto se quer protegê-los que se esquecem que há tantos outros que conhecemos tão pouco.

Mas pronto, avançando. Elephant tem uma imagem belíssima; uma componente técnica abismal e a câmara é tão versátil que torna um deserto em algo deslumbrante e cheio de vida. Com uma banda-sonora recheada de temas adequados, Elephant consegue ser educativo para os mais jovens e… ficamo-nos por aí. Há também momentos de dor e, embora sejam poucos, atingem-nos como uma flecha, mas são demasiado raros durante a duração do filme.

Elephant Critica de Cinema

A verdade é que, por muito bem intencionado que seja, Elephant merecia algo mais chamativo e mais original. Tudo o que vemos… já vimos e estamos fartos de saber. Precisa de haver um melhor estudo deste mercado. A Disney e a sua vertente de se focar no meio natural, precisa obrigatoriamente de amadurecer e não infantilizar a dura realidade que estes animais passam ao longo das suas vidas. E, se querem enveredar por esse caminho, então que mostrem às crianças que os elefantes são caçados pelos seres humanos (algo que passou completamente ao lado por mais incrível que pareça).

Para se ser educativo é preciso, por vezes, um pouco de choque, para que as futuras gerações consigam ser empreendedoras em salvar estas criaturas majestosas. E, por muito que saibamos que elas são umas guerreiras perante todos os desafios e perigos por que passam para salvar as suas crias, é preciso incutir um pouco de medo porque, de facto, estes seres estão a desaparecer.

Portanto, já estamos um pouco cansados de apenas boas intenções e precisamos de conteúdo novo e mais adulto. Ou, pelo menos, com algo que ainda não tenha sido filmado e que faça com que as gerações vindouras entendam a necessidade de proteger o meio selvagem.

Elephant Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Elefante

Título Original: Elephant

Realização: Mark Linfield & Vanessa Berlowitz

Narração: Meghan Markle

Duração: 85 min.

Trailer | Elephant

Comments