Cinema Críticas

Crítica: The Scheme (2020)

The Scheme Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE SCHEME!

A todos os fãs de basquetebol de todo o globo, chegou o filme que poderá mexer com as vossas vidas. The Scheme acompanha o escândalo da comunidade basquetebolista, onde Christian Dawkins, um jovem entusiasta do desporto, se embrulha “acidentalmente” num esquema de corrupção, fraude fiscal e subornos para contratar jovens jogadores universitários e torná-los profissionais. Uma investigação do FBI desmascara todos os “jogadores” desta partida ilegal no mundo do basquetebol.

The Scheme Critica de Cinema

Não estando muito por dentro da área, nem apreciando fugazmente o desporto em si, fico agradavelmente surpreendido com The Scheme. É um registo documental que não tem medo de apresentar todo o material que reuniu ao longo do tempo, nem de expor personalidades que se dizem aparentemente inocentes dentro do caso.

Mesmo que o meu interesse seja praticamente nulo em torno do universo do basquetebol, não deixo de conseguir reconhecer o mérito de The Scheme. São tantos os envolvidos, tantas as investidas de corrupção e fraude diretas que parece tudo uma conspiração política. Aliás, The Scheme é tão credível que quase nos faz ter vontade de descobrir quem são estas pessoas tão manipuladoras e tão sequiosas por dinheiro.

Mantendo uma estrutura simples e seguindo o testemunho de Dawkins, The Scheme, não só não defendo o seu entrevistando, como pega no que é dito e faz uma pesquisa afincada de tudo sobre os envolvidos nesta gigantesca tramóia. De facto, Pat Kondelis articula uma montagem bastante aliciante, na medida em que cronologicamente não nos deixa à deriva, nem aborrece com todo o vocabulário que, digamos, o público leigo no assunto como eu não entende.

The Scheme Critica de Cinema

É também um esforço que expõe o FBI e pelas suas precárias investigações que, por vezes, são feitas mais por estatuto do que pela procura da verdade em inúmeras situações, sendo este um desses casos. Mas acima de tudo, o formato televisivo ajuda a que Kondelis projete a ironia de que o desporto nos EUA é quase como o tráfico de animais exóticos visto em Tiger King… uma máfia organizada em tentar lucrar mais dólares do que estar preocupada com o destino dos jogadores que supostamente são contratados.

Mesmo não pertencendo a um mundo que me seja familiar, The Scheme revela-se como um documentário extremamente competente e que irá agradar a todos os fãs de NBA e de todo o universo basquetebolista e do desporto em geral. É quase impressionante que Kondelis tenha conseguido angariar as provas que conseguiu no meio de tantos participantes (cheguei mesmo a perder a conta de quantos é que estavam envolvidos) e de os expor de forma explícita ao público sem receio das repercussões.

The Scheme Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Esquema

Título Original: The Scheme

Realização: Pat Kondelis

Duração: 120 min.

Trailer | The Scheme

Comments