Mini-Reviews TV TV

Smiley Face Killers: The Hunt for Justice – Series Finale – 1ª Temporada

Smiley Face Killers Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE SMILEY FACE KILLERS: THE HUNT FOR JUSTICE!

Agora que Tiger King terminou e todas as restantes docuséries de crime já foram devoradas, precisei de vaguear um pouco pela internet para encontrar a minha próxima “vítima”. Eis que me deparei com Smiley Face Killers: The Hunt for Justice.

A premissa é bastante cativante, ainda que o documentário não consiga ser totalmente envolvente. Um grupo de polícias ou agentes da autoridade reformados guiam-se por uma teoria de que alguns jovens que foram encontrados sem vida nas águas de rios e lagos não perderam a vida acidentalmente, especialmente quando surgem suspeitas de uma seita (ou grupo) de assassinos que deixam um “smiley” pintado ou colocado perto de onde os mesmos foram encontrados.

Smiley Face Killers Series Finale

O MELHOR:

Smiley Face Killers: The Hunt for Justice é extremamente bem intencionado. Aliás, é louvável o trabalho que estes reformados conseguem recolher mesmo não sendo sua obrigação nem estarem a receber qualquer fundo monetário (a não ser pelas receitas da série, deduzo eu). Fazem-no por amor à justiça e pelas famílias das vítimas que nunca tiveram uma resposta concreta da autoridade policial.

Algumas conclusões que são retiradas de Kevin Gannon e companhia são plausíveis e, pelo menos, contribuíram para a reabertura de alguns casos para que sejam encontrados os verdadeiros culpados. Não descredibilizando a teoria de que existe um grupo responsável e que deixam “smiley faces” perto dos locais do crime, os esforços de a provar parecem demasiado frágeis e contestáveis.

Smiley Face Killers Series Finale

O PIOR:

É precisamente na fraca execução de realização que Smiley Face Killers: The Hunt for Justice perde mérito. Por vezes parece tudo ensaiado, ora por outras as teorias não conseguem ser suportadas a longo prazo com base em tanta coisa circunstancial e facilmente alterável pelo meio de onde os cadáveres foram encontrados. Isto não significa que não haja probabilidade de homicídio, aliás, muito provavelmente sim dado o padrão que se estabelece nos 6 crimes que são abordados.

No entanto, há um fator sensacionalista que faz com que Smiley Face Killers: The Hunt for Justice procure camuflar um pouco a dimensão da sua narrativa. Há algo de interessante, de facto, mas não há muita credibilidade porque o documentário prefere dar ênfase ao trabalho destes respeitosos senhores de forma leve e não transmite segurança suficiente ao espectador de que as semelhanças destes casos não podem ser ignoradas.

Há toda uma leveza que devia ser destruída em prol de se descobrir a verdade e, por vezes, ou pelo menos assim entendo pela mestria do documentário criminal, de uma constante busca por factos e sem haver medo de os expor na sua plenitude.

Smiley Face Killers Series Finale

Portanto, Smiley Face Killers: The Hunt for Justice podia ser bem melhor do que aquilo que é, ainda que consiga entreter, mas cai por terra por não apresentar todos os casos de que há suspeitas, ficando-se apenas por 6 que, mesmo refletindo sobre as parecenças, não se chega a lado nenhum. Fica a boa intenção, mas podia ter sido feito muito mais a favor da justiça que é tão procurada aqui.

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 55 100 1

55%
Average Rating

Smiley Face Killers: The Hunt for Justice poderia ser um documentário fenomenal se não seguisse a fórmula sensacionalista. É bem intencionado, mas perde por não conseguir aproximar-se da verdade com a credibilidade que era obrigatória num registo destes.

  • 55%

Comments