Cinema Críticas

Crítica: Underwater (2020)

CONTÉM SPOILERS DE UNDERWATER!

Na Fossa das Marianas, uma equipa luta pela sobrevivência numa plataforma petrolífera subaquática contra a pressão do oceano e contra estranhas criaturas que habitam as profundezas. Underwater foca-se em Norah (uma Kristen Stewart que está em excelente forma) e nos poucos membros da petrolífera que ainda subsistem.

Underwater Critica de Cinema

Este é um daqueles filmes que, apesar de reconhecer as suas falhas, não deixo de nutrir alguma simpatia por decisões feitas ou pela atmosfera sombria e creepy que o filme transmite. Underwater é um rip-off rasco de Alien, é certo… e as criaturas que vão desfilando na película comprovam-no desde o primeiro momento em que surgem, mas tem momentos de tensão interessantes, e as prestações também ajudam a que o espectador tenha um envolvimento próximo com o que está a visualizar.

Se se tivesse ficado por ser simples e aproveitar um horror sem grandes exageros, Underwater podia ser bem melhor do que realmente é. Os exageros levaram a melhor deste pequeno exercício de horror, e passamos de tensão e medo do desconhecido para Godzilla-type-movie demasiado rápido e sem uma justificação plausível.

Underwater Critica de Cinema

Mas ainda assim isto só acontece a partir de um certo ponto no filme e, até lá, o desenrolar de acontecimentos é bastante intenso e a prestação de Stewart (quer acreditem quer não) ajuda imenso a nos envolvermos e a roermos as unhas dos dedos num curto espaço de tempo. A fotografia também é competente, até que as sequências debaixo de água se tornam um verdadeiro pesadelo. Apesar da intenção ser boa, uma vez que quase nunca conseguimos ver um palmo à frente dos olhos (muito como aquele episódio condenado de Game of Thrones, The Long Night), e de abusar desnecessariamente de um cenário repleto de partículas a boiar na água que tornam a água mais turva e impercetível, Underwater não consegue manter-se assustador por muito tempo.

Se o filme tivesse seguido a premissa simples de permanecer num registo claustrofóbico, onde a petrolífera era o maior problema por causa da pressão oceânica, talvez Underwater conseguisse explorar mais o estado de paranóia e muitos medos mais do foro psicológico, do que entrar pelo caminho de monster movie que, de facto, é quase a pior parte na sua integridade.

Portanto, apesar de tantos defeitos, não deixo de nutrir um certo apreço por Underwater, não só por alguns momentos de tensão bem conseguidos, mas pelas prestações que são bastante boas e trazem Kristen Stewart a um registo bem mais maduro e mais sério, que é o que se precisava.

Underwater Critica de Cinema
Kristen Stewart and Vincent Cassel star in Twentieth Century Fox’s “Underwater”.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Submersos

Título Original: Underwater

Realização: William Eubank

Elenco: Kristen Stewart, Vincent Cassel, T.J. Miller, Jessica Henwick, John Gallagher Jr., Mamoudou Athie.

Duração: 95 min.

Trailer | Underwater

Comments